A concepção e a percepção da credibilidade no jornalismo

Autores

  • Francisco Rolfsen Belda
  • Gabriella Soares dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2017.135299

Palavras-chave:

Credibilidade, Confiança, Verdade, Jornalismo.

Resumo

Este artigo explora possíveis aproximações e distanciamentos nas formas de concepção e percepção de credibilidade a conteúdos jornalísticos por seus produtores e receptores. Para isso, é apresentada uma revisão sobre o tipo de conhecimento produzido pela atividade jornalística e sua relação com as noções de credibilidade e confiabilidade aplicadas ao jornalismo, enquanto qualidades atribuídas a sujeitos, discursos e instituições que se constituem como bases para o exercício do jornalismo. Uma aproximação desses conceitos com o ideal de verdade na construção do discurso jornalístico é também esboçada. Adicionalmente, são considerados resultados recentes de pesquisas brasileiras e norte-americanas que visam mapear a percepção do público em relação à credibilidade e confiabilidade de produtos jornalísticos. Discute-se, por fim, como a evolução dessa percepção pode fomentar uma revisão do papel do jornalismo na sociedade contemporânea, diante de novos pactos comunicacionais.

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Biografia do Autor

  • Francisco Rolfsen Belda
    Professor assistente doutor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e docente permanente de seu Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia. belda@faac.unesp.br
  • Gabriella Soares dos Santos
    Estudante do curso de graduação em Comunicação Social: Jornalismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e bolsista de iniciação científica da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP).

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Publicado

2017-08-08

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Seção

Artigos

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