A concepção e a percepção da credibilidade no jornalismo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2017.135299Palavras-chave:
Credibilidade, Confiança, Verdade, Jornalismo.Resumo
Este artigo explora possíveis aproximações e distanciamentos nas formas de concepção e percepção de credibilidade a conteúdos jornalísticos por seus produtores e receptores. Para isso, é apresentada uma revisão sobre o tipo de conhecimento produzido pela atividade jornalística e sua relação com as noções de credibilidade e confiabilidade aplicadas ao jornalismo, enquanto qualidades atribuídas a sujeitos, discursos e instituições que se constituem como bases para o exercício do jornalismo. Uma aproximação desses conceitos com o ideal de verdade na construção do discurso jornalístico é também esboçada. Adicionalmente, são considerados resultados recentes de pesquisas brasileiras e norte-americanas que visam mapear a percepção do público em relação à credibilidade e confiabilidade de produtos jornalísticos. Discute-se, por fim, como a evolução dessa percepção pode fomentar uma revisão do papel do jornalismo na sociedade contemporânea, diante de novos pactos comunicacionais.