O MOVIMENTO CORPORAL NAS ARTES VISUAIS: UM ESTUDO DE SUA REPRESENTAÇÃO A PARTIR DE TÉCNICAS ARTÍSTICAS TRADICIONAIS À ANIMAÇÃO DIGITAL
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2017.141638Palavras-chave:
Movimento corporal, Câmera fotográficaResumo
O projeto de pesquisa estuda a representação do movimento corporal nas artes visuais por meio de uma contextualização histórica a partir do surgimento da câmera fotográfica, analisando os modos de apreensão desses movimentos e suas aproximações para com a animação digital. É feita uma comparação entre as técnicas tradicionais da representação do movimento e as utilizadas na produção da animação digital. A pesquisa é de cunho teórico-crítica: faz análises das produções de Giacomo Balla, Edgar Degas, Théodore Géricault, entre outros artistas que utilizam técnicas tradicionais, bem como os animadores atuais Glen Keane e William Kentridge. Propõe-se com essa análise comparativa, entender a importância do estudo do movimento corporal para as atuais produções de animação por computação gráfica e conseguir uma análise sobre a relevância das técnicas tradicionais para o surgimento das técnicas digitais, bem como a influência que essas linguagens adquirem na noção de tempo e espaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Anagrama

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.