O início da publicidade em Barbacena (MG) uma análise das publicidades veiculadas no jornal O Parahybuna em 1837
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2019.153180Palavras-chave:
Artigo, Iniciação Cientifica, Publicidade, Barbacena, Ethos, História da Mídia, O ParahybunaResumo
A presente obra analisa as campanhas públicitarias do extinto jornal impresso 'O Parahbuna' de Barbacena Minas Gerais.
O presente artigo tem o objetivo de mapear e compreender as primeiras peças publicitárias veiculadas na imprensa de Barbacena (MG), inseridas no jornal O Parahybuna, em 1837. Este foi o primeiro periódico da cidade e, mesmo de duração efêmera, trata-se de importante documento histórico para compreender a publicidade na cidade. O interesse da pesquisa está em mapear e descrever as peças comerciais presentes no jornal O Parahybuna em 1837 e analisar os consequentes locus sociais, em uma dimensão sociohistórica. O percurso teórico está alicerçado nos conceitos de ethos para Amossy (2008) e Charaudeau (2008). Paralelamente, investiga-se a questão estética da publicidade brasileira no Século XIX.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Anagrama
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.