Cultura e comunicação pós-massiva
o hibridismo na música muito popular brasileira e as múltiplas funções do ouvinte
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2020.173269Palavras-chave:
Música popular brasileira, Hibridismo musical, interculturalidade, comunicação pós-massivaResumo
O presente artigo tem o objetivo de promover reflexões acerca do cenário atual da música muito popular brasileira, sua configuração histórica e perspectivas. Por meio de pesquisas de cunho bibliográfico e documental, foram investigados os mecanismos que contribuíram para um entendimento da legitimidade da cultura popular nacional, com ênfase na música e no impacto das novas tecnologias para a produção e disseminação das manifestações artísticas. A partir dos apontamentos levantados, avalia-se que a cena da música brasileira contemporânea é diretamente afetada pelas transformações tecnológicas e macroambientais e que a principal característica da música nacional hoje é o hibridismo, dado que o mesmo define os artistas, as canções, o estilo, o público e os canais de comunicação utilizados para a prática desta manifestação cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Anagrama
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.