Escolas de Samba como veículo publicitário:
o desfile dos enredos patrocinados
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2021.188839Resumo
Mais que fantasias coloridas, enormes carros alegóricos e uma bateria tocando samba durante 70 minutos, as escolas de samba, na avenida, possuem um fio condutor que dá sentido e unidade a tudo aquilo que vem sendo mostrado por elas: o enredo. Pela versatilidade dessa manifestação de caráter popular, há margem para abordagem de diversos temas, gerando a crença em algumas pessoas, de que tudo pode virar enredo. E é nesse ponto que são encontrados espaços para investimentos diretos no que é cantado pela escola, por diversas entidades, como: governos de países, estados, cidades e, também, instituições privadas, como empresas. O objetivo deste artigo é analisar o interesse das corporações que investem nos enredos de escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.
Downloads
Referências
ALECRIM, Michel; AQUINO, Wilson. Os mercadores do samba. Istoé, 07 fev. 2013.
https://istoe.com.br/274203_OS+MERCADORES+DO+SAMBA. Acesso em: 31 mai.
AMERICAN MARKETING ASSOCIATION. Definition of Marketing. https://www.ama.org/the-definition-of-marketing-what-is-marketing/. Acesso em: 28 fev. 2021
AZEVEDO, Dudu. Entrevista. [Entrevista concedida a este autor via videochamada]. Nova Friburgo, 08 jun.2021.
BEJA, Marco. “O enredo como enredo”. In: ERTHAL, Ana; TEIXEIRA, Eduardo Ariel de Souza; FORMIGA, Eliana de Lemos (Orgs.). E o samba, sambou? – retrospectiva do carnaval da última década. 1. ed. Rio de Janeiro: E-Papers, 2019.
BEMFEITO, Fabíola. Tam inaugura seu camarote no Salgueiro, no Rio. Panrotas, 20 ago. 2001. Disponível em: https://www.panrotas.com.br/noticiaturismo/plantaodenoticias/2001/08/tam-inaugura-seu-camarote-no-salgueiro-norio_1639.html. Acesso em: 29 mai. 2021.
BEZERRA, Luiz Anselmo. As transformações nas redes de financiamento das grandes escolas de samba do Rio de Janeiro (1984-2015). Tese (Doutorado). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.
BRUNO, Leonardo. Entrevista. [Entrevista concedida a este autor via videochamada]. Nova Friburgo, 26 mai.2021.
COMUNICAÇÃO GLOBO. Globo investe no Carnaval do Rio de Janeiro e renova compra de direitos para a transmissão dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial. Site de Imprensa. 2019. Disponível em:
https://imprensa.globo.com/programas/carnaval-2020/textos/globo-investe-no-carnaval-dorio-de-janeiro-e-renova-compra-de-direitos-para-a-transmissao-dos-desfiles-das-escolasde-samba-do-grupo-especial/. Acesso em: 03 ma. 2021.
COSTA, Ivan Freitas da. Marketing Cultural: o patrocínio de atividades culturais como ferramentas de construção de marca. São Paulo: Atlas, 2004.
CULTURA E MERCADO. Marketing no Carnaval. 21 jan. 2001. Disponível em: https://culturaemercado.com.br/marketing-no-carnaval/. Acesso em: 29 mai. 2021
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. 2003. [Paráfrase em português do Brasil: Railton Sousa Guedes, Coletivo Periferia].
FOLHA DE SÃO PAULO. “Escolas de samba amargam baixo interesse de patrocinadores no Rio”. https://www1.folha.uol.com.br/noticia/2020/02/escolas-de-samba-amargambaixo-interesse-de-patrocinadores-no-rio.shtml Acesso em: 04 mai.2021
INSTITUCIONAL GLOBO. Rede Globo, s./d. Disponível em: http://estatico.redeglobo.globo.com/2017/10/04/sobre_globo.pdf. Acesso em: 23 abr.2021
JUPIARA, Aloy. Pague e vire enredo. O Globo, 07 jan. 2006. Disponível em: https://www.academiadosamba.com.br/memoriasamba/artigos/artigo-173.htm. Acesso em: 01 mar. 2021
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia e o triunfo do espetáculo. Revista LÍBERO, ano VI, v. 6, n. 11, abr. 2004.
KIFFER, Danielle; FERREIRA, Felipe. Isto faz um bem!: as escolas de samba, a CocaCola e a “invasão da classe média” no carnaval carioca dos anos 50. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.12, n.2, p. 55-72, nov. 2015.
LAGE, Renato. Declaração oral. [Fala em mesa de debate com o tema “O Espetáculo que se Renova: A evolução dos desfiles das escolas de samba, tradição x modernidade. As novas tecnologias no Carnaval. Enredo Patrocinado” no evento Carnavália-Sambacon]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UxLJGIvSwfc&t=138s. Acesso em:
dez. 2021.
LEI DE INCENTIVO À CULTURA. Secretaria Especial da Cultura [s./d.]. Disponível em: http://leideincentivoacultura.cultura.gov.br/como-funciona. Acesso em: 15 dez. 2021.
MACEDO, Roberto. “Varig e Beija-Flor voando juntas”. In: Revista Beija-Flor - uma escola de vida. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: https://issuu.com/marcelooreilly/docs/bf-2002. Acesso em: 15 dez. 2021.
MUSEU DA TELEVISÃO. O carnaval na televisão. Museu da Televisão, 25 mar. 2017. Disponível em: http://www.museudatv.com.br/o-carnaval-na-televisao/. Acesso em: 21 abr. 2021
MEMÓRIA GLOBO. Carnaval na Globo. Rede Globo [s./d.]. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/exclusivo-memoria-globo/projetos-especiais/carnaval-naglobo. Acesso em: 21 abr.2021
O GLOBO. Liesa quer verba municipal, mas não informa receita. O Globo, 20 jun. 2017. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/liesa-quer-verba-municipal-mas-nao-informareceita-21496164. Acesso em: 05 mai. 2021.
OSTELINO, Alessandro. O Marketing no desfile das escolas de samba. SambaRio, Coluna do Ostelino [s./d.]. Disponível em: https://www.sambariocarnaval.com/index.php?sambando=ostelino03. Acesso em: 01 mar. 2021
RODRIGUES, Cahê. Declaração oral. [Fala em mesa de debate com o tema “O Espetáculo que se Renova: A evolução dos desfiles das escolas de samba, tradição x modernidade. As novas tecnologias no Carnaval. Enredo Patrocinado” no evento
Carnavália-Sambacon]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UxLJGIvSwfc&t=138s. Acesso em: 15 dez. 2021.
SIMAS, Luiz Antonio. Pra tudo começar na quinta-feira: o enredo dos enredos. Rio de Janeiro: Mórula, 2015.
SOUZA, Ramon de. Globoplay já tem 20 milhões de usuários e é líder nacional de streaming. Canaltech, 08 out. 2020. Disponível em: https://canaltech.com.br/entretenimento/globoplay-ja-tem-20-milhoes-de-usuarios-e-elider-nacional-de-streaming-172792/. Acesso em: 23 abr.2021
SRZD. Liesa recebe verba de R$20,5 milhões referente ao Carnaval 2020. SRzd, 11 mar. 2020. Disponível em: https://www.srzd.com/carnaval/rio-de-janeiro/liesa-recebe-verba-der-205-milhoes-referente-ao-carnaval-2020/. Acesso em: 05 mai.2021
SRZD. Carnavália-Sambacon 2015: confira programação completa do evento. SRzd, 25 mai. 2015. Disponível em: https://www.srzd.com/carnaval/carnavalia-sambacon-2015-confira-a-programacao-completa-do-evento/. Acesso em: 30 mai. 2021
VALENÇA, Inês Teixeira. O espetáculo da tradição: Um estudo sobre as escolas de samba e a indústria cultural. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade, Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Pedro Pinheiro Sabino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.