Escolas de Samba como veículo publicitário:

o desfile dos enredos patrocinados

Autores

  • Pedro Pinheiro Sabino Universidade Estácio de Sá - Nova Friburgo/RJ

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2021.188839

Resumo

Mais que fantasias coloridas, enormes carros alegóricos e uma bateria tocando samba durante 70 minutos, as escolas de samba, na avenida, possuem um fio condutor que dá sentido e unidade a tudo aquilo que vem sendo mostrado por elas: o enredo. Pela versatilidade dessa manifestação de caráter popular, há margem para abordagem de diversos temas, gerando a crença em algumas pessoas, de que tudo pode virar enredo. E é nesse ponto que são encontrados espaços para investimentos diretos no que é cantado pela escola, por diversas entidades, como: governos de países, estados, cidades e, também, instituições privadas, como empresas. O objetivo deste artigo é analisar o interesse das corporações que investem nos enredos de escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Pinheiro Sabino, Universidade Estácio de Sá - Nova Friburgo/RJ

    Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UNESA). E-mail: ppinheirosabino@gmail.com.

Referências

ALECRIM, Michel; AQUINO, Wilson. Os mercadores do samba. Istoé, 07 fev. 2013.

https://istoe.com.br/274203_OS+MERCADORES+DO+SAMBA. Acesso em: 31 mai.

AMERICAN MARKETING ASSOCIATION. Definition of Marketing. https://www.ama.org/the-definition-of-marketing-what-is-marketing/. Acesso em: 28 fev. 2021

AZEVEDO, Dudu. Entrevista. [Entrevista concedida a este autor via videochamada]. Nova Friburgo, 08 jun.2021.

BEJA, Marco. “O enredo como enredo”. In: ERTHAL, Ana; TEIXEIRA, Eduardo Ariel de Souza; FORMIGA, Eliana de Lemos (Orgs.). E o samba, sambou? – retrospectiva do carnaval da última década. 1. ed. Rio de Janeiro: E-Papers, 2019.

BEMFEITO, Fabíola. Tam inaugura seu camarote no Salgueiro, no Rio. Panrotas, 20 ago. 2001. Disponível em: https://www.panrotas.com.br/noticiaturismo/plantaodenoticias/2001/08/tam-inaugura-seu-camarote-no-salgueiro-norio_1639.html. Acesso em: 29 mai. 2021.

BEZERRA, Luiz Anselmo. As transformações nas redes de financiamento das grandes escolas de samba do Rio de Janeiro (1984-2015). Tese (Doutorado). Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2018.

BRUNO, Leonardo. Entrevista. [Entrevista concedida a este autor via videochamada]. Nova Friburgo, 26 mai.2021.

COMUNICAÇÃO GLOBO. Globo investe no Carnaval do Rio de Janeiro e renova compra de direitos para a transmissão dos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial. Site de Imprensa. 2019. Disponível em:

https://imprensa.globo.com/programas/carnaval-2020/textos/globo-investe-no-carnaval-dorio-de-janeiro-e-renova-compra-de-direitos-para-a-transmissao-dos-desfiles-das-escolasde-samba-do-grupo-especial/. Acesso em: 03 ma. 2021.

COSTA, Ivan Freitas da. Marketing Cultural: o patrocínio de atividades culturais como ferramentas de construção de marca. São Paulo: Atlas, 2004.

CULTURA E MERCADO. Marketing no Carnaval. 21 jan. 2001. Disponível em: https://culturaemercado.com.br/marketing-no-carnaval/. Acesso em: 29 mai. 2021

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. 2003. [Paráfrase em português do Brasil: Railton Sousa Guedes, Coletivo Periferia].

FOLHA DE SÃO PAULO. “Escolas de samba amargam baixo interesse de patrocinadores no Rio”. https://www1.folha.uol.com.br/noticia/2020/02/escolas-de-samba-amargambaixo-interesse-de-patrocinadores-no-rio.shtml Acesso em: 04 mai.2021

INSTITUCIONAL GLOBO. Rede Globo, s./d. Disponível em: http://estatico.redeglobo.globo.com/2017/10/04/sobre_globo.pdf. Acesso em: 23 abr.2021

JUPIARA, Aloy. Pague e vire enredo. O Globo, 07 jan. 2006. Disponível em: https://www.academiadosamba.com.br/memoriasamba/artigos/artigo-173.htm. Acesso em: 01 mar. 2021

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia e o triunfo do espetáculo. Revista LÍBERO, ano VI, v. 6, n. 11, abr. 2004.

KIFFER, Danielle; FERREIRA, Felipe. Isto faz um bem!: as escolas de samba, a CocaCola e a “invasão da classe média” no carnaval carioca dos anos 50. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.12, n.2, p. 55-72, nov. 2015.

LAGE, Renato. Declaração oral. [Fala em mesa de debate com o tema “O Espetáculo que se Renova: A evolução dos desfiles das escolas de samba, tradição x modernidade. As novas tecnologias no Carnaval. Enredo Patrocinado” no evento Carnavália-Sambacon]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UxLJGIvSwfc&t=138s. Acesso em:

dez. 2021.

LEI DE INCENTIVO À CULTURA. Secretaria Especial da Cultura [s./d.]. Disponível em: http://leideincentivoacultura.cultura.gov.br/como-funciona. Acesso em: 15 dez. 2021.

MACEDO, Roberto. “Varig e Beija-Flor voando juntas”. In: Revista Beija-Flor - uma escola de vida. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: https://issuu.com/marcelooreilly/docs/bf-2002. Acesso em: 15 dez. 2021.

MUSEU DA TELEVISÃO. O carnaval na televisão. Museu da Televisão, 25 mar. 2017. Disponível em: http://www.museudatv.com.br/o-carnaval-na-televisao/. Acesso em: 21 abr. 2021

MEMÓRIA GLOBO. Carnaval na Globo. Rede Globo [s./d.]. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/exclusivo-memoria-globo/projetos-especiais/carnaval-naglobo. Acesso em: 21 abr.2021

O GLOBO. Liesa quer verba municipal, mas não informa receita. O Globo, 20 jun. 2017. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rio/liesa-quer-verba-municipal-mas-nao-informareceita-21496164. Acesso em: 05 mai. 2021.

OSTELINO, Alessandro. O Marketing no desfile das escolas de samba. SambaRio, Coluna do Ostelino [s./d.]. Disponível em: https://www.sambariocarnaval.com/index.php?sambando=ostelino03. Acesso em: 01 mar. 2021

RODRIGUES, Cahê. Declaração oral. [Fala em mesa de debate com o tema “O Espetáculo que se Renova: A evolução dos desfiles das escolas de samba, tradição x modernidade. As novas tecnologias no Carnaval. Enredo Patrocinado” no evento

Carnavália-Sambacon]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UxLJGIvSwfc&t=138s. Acesso em: 15 dez. 2021.

SIMAS, Luiz Antonio. Pra tudo começar na quinta-feira: o enredo dos enredos. Rio de Janeiro: Mórula, 2015.

SOUZA, Ramon de. Globoplay já tem 20 milhões de usuários e é líder nacional de streaming. Canaltech, 08 out. 2020. Disponível em: https://canaltech.com.br/entretenimento/globoplay-ja-tem-20-milhoes-de-usuarios-e-elider-nacional-de-streaming-172792/. Acesso em: 23 abr.2021

SRZD. Liesa recebe verba de R$20,5 milhões referente ao Carnaval 2020. SRzd, 11 mar. 2020. Disponível em: https://www.srzd.com/carnaval/rio-de-janeiro/liesa-recebe-verba-der-205-milhoes-referente-ao-carnaval-2020/. Acesso em: 05 mai.2021

SRZD. Carnavália-Sambacon 2015: confira programação completa do evento. SRzd, 25 mai. 2015. Disponível em: https://www.srzd.com/carnaval/carnavalia-sambacon-2015-confira-a-programacao-completa-do-evento/. Acesso em: 30 mai. 2021

VALENÇA, Inês Teixeira. O espetáculo da tradição: Um estudo sobre as escolas de samba e a indústria cultural. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade, Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Sabino, P. P. (2021). Escolas de Samba como veículo publicitário:: o desfile dos enredos patrocinados. Anagrama, 15(2), 1-20. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2021.188839