O uso de tipografias baseadas em pixações no design: entre dissenso e consenso
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2021.191405Palavras-chave:
Pixação, Design, Apropriação, Tipografia, ComodificaçãoResumo
O objetivo deste artigo é descrever as dinâmicas que envolvem o uso de elementos de grafite e pixo no design comercial, neste caso as tipografias desenvolvidas em alusão às letras usadas em pixações urbanas. Considerando fenômenos de apropriação presente na sociedade neoliberal, vemos um modo de comodificação da cultura de rua, que visa trazer um aspecto inovador para a concepção de peças, enquanto a pixação ainda é criminalizada, e tem seu espaço como expressão dentro das cidades penalizado. Ao apresentar este tema dentro de seu contexto político em que a estrutura da sociedade reprime a pixação, mas seu uso no design é estimulado por trazer um caráter urbano, de transgressão, de movimento e de juventude à peça ou produto.
PALAVRAS-CHAVE: pixação; design; apropriação; tipografia; comodificação;
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Referências
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