“Psit, foi o Diabo!” a construção de personagens na imprensa satírica do século XIX
The use of characters in Brazilian satirical newspapers of the 19th Century.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2021.192714Palavras-chave:
História do Jornalismo, Jornais Satíricos, Personagens, Psit!!!, Diabo Coxo, Século XIXResumo
O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a utilização de personagens em jornais satíricos brasileiros do século XIX, como agentes mobilizadores no que diz respeito ao processo de formação identitária desses periódicos, bem como a sua importância para a construção de um jornalismo satírico e a possibilidade de mobilizar a produção de narrativas nesse modelo jornalístico. Assim, pretende-se construir ferramentas analíticas para o desenvolvimento dos estudos historiográficos no campo da Comunicação.
Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. A personagem do Romance: Personagem do Romance. São Paulo: Perspectiva, 2009.
CZYZEWSKI, A.; PERIOTTO, M. R. O jornal Diabo Coxo (1864-1865): a caricatura e a crítica à elite política-social no segundo império. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, 2016.
Edição fac-similar. Coleção Ad Litteram:O Diabo Coxo, 1a edição, impressão de 2005.
HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Trad. de Tereza Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1985.
JÁCOME, Phellipy Pereira. Fissura no espelho realista do Jornalismo: a narratividade crítica de Barcelona. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2015.
MEDINA, João. Rafael Bordalo Pinheiro e o Zé Povinho, auto-caricatura do Português. Línguas & Letras. Cascavel, PR, vol. 06, nº 11, 2005.
MOURA, Maria Bethânia. Por uma teoria do formato jornalístico: reflexões sobre o jornal como sujeito semiótico. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
SILVEIRA, Elza. O Carapuceiro. Belo Horizonte: UFMG, 2007.
FERRARI, Danilo Wenseslau. Bordalo Pinheiro e o Zé Povinho no Jornal “O Besouro”. Assis: UNESP, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Vinícius Braz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.