Product placement no cinema Blockbuster: Um estudo sobre Capitão América: Guerra Civil (2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2023.206373

Palavras-chave:

Cinema, Product placement, Publicidade, Entretenimento, Marketing

Resumo

O product placement é uma técnica utilizada para a promoção de marcas, produtos e serviços como uma estratégia alternativa à saturação midiática tradicional e à baixa adesão de público aos modelos convencionais de reclames. Desse modo, como parte de narrativas de filmes, seriados, novelas e outros, as inserções dessa tática se integram aos enredos, construindo discursos simbióticos de conteúdo promocional e de entretenimento. Este estudo analisou o desenvolvimento da técnica de product placement no filme Capitão América: Guerra Civil (2016), considerando especificidades do mercado blockbuster e novas circularidades para a produção publicitária.

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Biografia do Autor

  • Maria Clara Vieira Prates, Centro Universitário FIPMoc – UNIFIPMoc

    Pesquisadora do POP (Grupo de Pesquisa em Espaço, Comunicação e Cultura) e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc).

  • Gustavo Souza Santos, Universidade Estadual de Montes Claros

    Doutor em Desenvolvimento Social (Unimontes) com estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-graudação em Desenvolvimento Social (PPGDS/Unimontes). Professor das faculdades de Comunicação Social e de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FIPMoc (UNIFIPMoc). Pesquisador associado do Citadino (Núcleo Interdisciplinar de Temáticas Urbanas da Unimontes) e coordenador do POP (Grupo de Pesquisa em Espaço, Comunicação e Cultura).

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Publicado

2023-07-10

Como Citar

Prates, M. C. V., & Santos, G. S. . (2023). Product placement no cinema Blockbuster: Um estudo sobre Capitão América: Guerra Civil (2016). Anagrama, 17(1), 1-29. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2023.206373