Tecnostalgia e Nostalgia Digital no Audiovisual Contemporâneo: os Casos de Flying Luna Clipper (1987) e Tux and Fanny (2019)

Autores

  • Pedro Azevedo Raia de Siqueira Escola Superior de Propaganda e Marketing. Rio de Janeiro
  • Talitha Ferraz Escola Superior de Propaganda e Marketing. Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2023.214381

Palavras-chave:

nostalgia digital, tecnostalgia, computação gráfica, poéticas da obsolescência

Resumo

Este artigo busca elucidar a noção de nostalgia digital e explorar duas diferentes maneiras como o conceito se manifesta no mundo contemporâneo: a redescoberta no presente de obras digitais do passado e a criação de novas obras que buscam evocar o passado. A perspectiva da redescoberta é explorada a partir da animação Flying Luna Clipper (Ikko Ono, 1987), enquanto a da criação se dá a partir da série Tux and Fanny (Albert Birney, 2019). Partindo de métodos de análise fílmica são apontadas similaridades e distinções entre as duas diferentes formas de nostalgia digital representadas pelos dois objetos, colaborando para uma maior compreensão da nostalgia digital no contexto do audiovisual contemporâneo.

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Biografia do Autor

  • Pedro Azevedo Raia de Siqueira, Escola Superior de Propaganda e Marketing. Rio de Janeiro

    Estudante do curso de graduação em Cinema e Audiovisual da ESPM-RJ.

  • Talitha Ferraz, Escola Superior de Propaganda e Marketing. Rio de Janeiro

    Professora do curso de graduação em Cinema e Audiovisual da ESPM-RJ.

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Publicado

2023-12-11

Como Citar

Tecnostalgia e Nostalgia Digital no Audiovisual Contemporâneo: os Casos de Flying Luna Clipper (1987) e Tux and Fanny (2019). (2023). Anagrama, 17(2), 1-18. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2023.214381