Sobre a possibilidade de os filmes comerciais apresentarem características de filmes de arte a partir do trabalho do diretor Tim Burton
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35315Palavras-chave:
Cinema de arte, cinema comercial, Tim Burton, estética do cinemaResumo
O trabalho discute as possibilidades de filmes comerciais não serem feitos apenas com a finalidade do lucro, mas também com intuitos artísticos, e assim, busca mostrar que o cinema de arte e o cinema comercial não podem ser definidos a partir de conceitos dogmáticos. Utilizando como base teórico-metodológica o livro “A Estética do Cinema”, de Gerard Betton, serão analisados filmes do cineasta americano Tim Burton, seu estilo de linguagem, sua montagem, a iluminação, as características vindas de determinadas tendências cinematográficas, entre outros conceitos. O objetivo do trabalho é aprofundar a discussão entre esses dois tipos de cinema e verificar seus pontos de convergência e divergência a partir dos filmes de BurtonDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2009-03-18
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Leite, G. F., & Alves, M. de S. (2009). Sobre a possibilidade de os filmes comerciais apresentarem características de filmes de arte a partir do trabalho do diretor Tim Burton. Anagrama, 1(3), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35315