Publicidade e Identidade Nacional

Autores

  • Raquel Ditz Ribeiro Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2008.35333

Palavras-chave:

Publicidade, Identidade Nacional, Cultura Brasileira, Havaianas

Resumo

Este trabalho analisa a relação entre identidade e cultura brasileira na produção publicitária. Traçamos inicialmente um breve histórico sobre aspectos da construção da identidade nacional brasileira e depois analisamos os elementos do nacionalismo presentes em uma peça de uma campanha de calçado popular - as sandálias Havaianas. Utilizamos a metodologia para análise de textos publicitários proposta por Torben Vestergaard e Kim Schroder (1988) que compreende a situação de comunicação, a forma como o texto está estruturado e os significados nele contidos

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Raquel Ditz Ribeiro, Universidade Federal de Santa Maria
    Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria e mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2009-03-19

Edição

Seção

Artigos