Um Olhar sobre Três Jornais Paranaenses e suas Relações de Comunicação, Consumo e Práticas Sociais

Autores

  • Ana Karla da Silveira Severo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
  • Antônio Fausto Neto Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35415

Palavras-chave:

Mídias, Comunicação, Consumo, Práticas Sociais

Resumo

Este artigo resgata alguns momentos históricos de três jornais do Paraná: Gazeta do Povo, Folha de Londrina e O Estado do Paraná. Para se entender a vida desses jornais é preciso levar em conta aspectos que outras instituições políticas, econômicas e sociais têm sobre os mesmos. Não se trata de uma história detalhada, mas de alguns aspectos que parecem centrais para o objetivo deste artigo que prevê as relações conturbadas entre comunicação, consumo e práticas sociais

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Karla da Silveira Severo, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
    Jornalista, formada pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), pós-graduanda em Projetos de Mídia pela mesma instituição.
  • Antônio Fausto Neto, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
    Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1972), mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (1977), doutor em Sciences de La Comunication Et de L'information - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales - França (1982) e estudos de pós-doutorado na UFRJ - RJ (1990). Pesquisador 1A do CNPq; membro do Comitê Científico do CNPq (área de comunicação); Consultor ad hoc: CAPES, CNPq, Fundação Carlos Chagas. Professor titular da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); professor da Unifra; ex-professor nas: UFRJ, UFPb, UnB e PUC-Minas. Co-fundador da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós. Autor de livros Mortes em derrapagem (1991); O impeachment da televisão (1995); Ensinando à TV Escola (2001); Desconstruindo os sentidos (2001); Lula Presidente - Televisão e política na campanha eleitoral (2003); O mundo das mídia (2004).

Downloads

Publicado

2009-10-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Um Olhar sobre Três Jornais Paranaenses e suas Relações de Comunicação, Consumo e Práticas Sociais. (2009). Anagrama, 3(2), 1-19. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35415