O Estresse Ocupacional e a Síndrome de Burnout no Ambiente de Trabalho: Suas Influências no Comportamento dos Professores da Rede Privada do Ensino Médio de João Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35426Palavras-chave:
síndrome de burnout, estresse ocupacional, professores.Resumo
O propósito da presente pesquisa foi investigar a ocorrência de estresse ocupacional e síndrome de burnout em professores da rede de ensino privado da cidade de João Pessoa. Participaram da pesquisa nove professores, de ambos os sexos, que lecionam em diversas escolas e estas foram escolhidos aleatoriamente. Na coleta dos dados foi empregado um quadro baseado no Maslach Burnout Inventory (MBI), composto por 29 questões que buscavam identificar a presença do burnout a partir de três dimensões: comportamental, cognitiva e física, e 17 perguntas que analisaram o perfil dos pesquisados. Os resultados obtidos demonstram que: 30,76% comportamentais, 38,45% físicos e 30,76% cognitivos, sendo assim podemos afirmar que a maioria dos professores apresentou diversos sintomas do estresse ocupacional e em apenas 11,11% foram apresentadas características da síndrome de burnoutDownloads
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Publicado
2009-10-28
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Genuíno, S. L. V. P., Gomes, M. da S., & Moraes, E. M. de. (2009). O Estresse Ocupacional e a Síndrome de Burnout no Ambiente de Trabalho: Suas Influências no Comportamento dos Professores da Rede Privada do Ensino Médio de João Pessoa. Anagrama, 3(2), 1-9. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2009.35426