Fandom: cultura participativa em busca de um ídolo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2010.35481Palavras-chave:
Fandom, Fórum, Convergência de Mídias, Remediação, Inteligência Coletiva.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo estudar o funcionamento dos chamados fandoms na internet, em especial os do reality show norte-americano American Idol e como eles refletem a convergência das mídias, inteligência coletiva, troca de capital social e remediação. Para o desenvolvimento da pesquisa foram estudados dois diferentes fandoms: o Idolforums e o ONTD_AI. Ambos são fóruns norte-americanos, abertos ao público para a discussão de assuntos referentes ao programa. Como os objetos de estudo são dois fandoms da internet que retratam um programa de TV cujo objetivo é encontrar um ídolo musical, a convergência de mídias juntamente com a cultura participativa (Jenkins, 2008) são carros-chefe deste trabalhoDownloads
Downloads
Publicado
2010-06-21
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Monteiro, C. (2010). Fandom: cultura participativa em busca de um ídolo. Anagrama, 4(1), 1-13. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2010.35481