Estudos de Linguagem e a Ciência da Informação

Autores

  • Amanda Pacini de Moura Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Bruna Bacalgini Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35535

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Informação, Comunicação, Estudos de Linguagem.

Resumo

Acesso à informação pressupõe informação organizada, articulada e contextualizada, capaz de traduzir-se em sentido para os sujeitos que a procuram. No entanto, as formas de organização da informação dão-se em função de objetivos e valores que as norteiam, caracterizando-se em maior ou menor possibilidade de acesso pelos sujeitos. Ao operar no universo da linguagem, a Ciência da Informação, disciplina dedicada ao estudo da informação registrada, reconhece que os processos informacionais se inserem no âmbito da comunicação humana, sendo dotados de natureza simbólica, e assume nesse cenário seu papel de proporcionar meios para sua significação em situações de uso e contextos distintos, não sendo a comunicação da informação mais tratada apenas como uma questão de recursos tecnológicos, mas também semântica e linguística

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Pacini de Moura, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Estudante do 6º semestre de graduação em Biblioteconomia na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). E-mail: amanda.pacini.moura@usp.br.
  • Bruna Bacalgini, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Estudante do 6º semestre de graduação em Biblioteconomia na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), foi pesquisadora de Iniciação Científica no Arquivo Miroel Silveira, com bolsa do Programa Ensinar com Pesquisa 2009 da Pró-Reitoria de Graduação da USP. Email: bruna.bacalgini@usp.br.

Downloads

Publicado

2011-04-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar