A Contribuição das Histórias em Quadrinhos de Super-Heróis para a Formação de Leitores Críticos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35596Palavras-chave:
histórias em quadrinhos, ideologias, super-herói, formação de leitores críticosResumo
As histórias em quadrinhos surgiram entre o final do século XIX e começo do século XX. Elas passaram a ser chamadas assim, quando foram introduzidos balões com falas de personagens nos desenhos. Por serem um produto de grande circulação, muitas mensagens ideológicas foram inseridas nas histórias e na composição dos personagens. Assim, esse artigo busca estudar o gênero textual “histórias em quadrinhos”: sua origem, importância e simbolismo na história contemporânea; entender o conceito de herói, super-herói e anti-herói, exemplificando a partir da composição dos personagens Batman, Superman e O Justiceiro; pesquisar sobre ideologias nas histórias em quadrinhos e nos personagens citados e observar como o leitor pode ser estimulado à prática da leitura crítica por meio do conhecimento de tais ideologiasDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-06-12
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Silva, R. L. (2011). A Contribuição das Histórias em Quadrinhos de Super-Heróis para a Formação de Leitores Críticos. Anagrama, 5(1), 1-12. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35596