O Diabo em Película: Jean Epstein e o cinema dos sonhos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35601Palavras-chave:
Jean Epstein, Cinema, Sonho, Catarse.Resumo
O presente trabalho oferece uma leitura do texto “O Cinema do Diabo” (1947), de Jean Epstein. Estuda-se a maneira como o teórico e cineasta francês versa sobre a influência do livro e da imagem cinematográfica, bem como a aproximação do cinema com o sonho/devaneio. Também serão discutidos os aspectos da individualidade na tela e o da função pública e útil do cinema. Para tanto, a metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e a referência a filmes nos quais se exibe uma lógica onírica. Dono de relevância e consistência, “O Cinema do Diabo” expõe considerações de fácil transposição para a atualidade e, contudo, parece ecoar o objeto de seu autor – o de um cinema puro, ainda distante das telas contemporâneasDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2011-06-23
Edição
Seção
Resenhas
Como Citar
O Diabo em Película: Jean Epstein e o cinema dos sonhos. (2011). Anagrama, 5(1), 1-5. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2011.35601