A informação na comunicação: uma visão paradigmática
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35667Palavras-chave:
Comunicação, Informação, Paradigmas.Resumo
A informação, conceito que perpassa os meandros do processo comunicacional, expõe diferentes facetas quando confrontando com os paradigmas teóricos da ciência da comunicação. Neste relato de pesquisa, nos propusemos a olhar para o vocábulo desde o ponto de vista da matriz informacional e da relacional, buscando entender qual a importância e o papel da informação para a teoria da comunicação. Ao perseguir esse objetivo, desenvolvemos uma análise de caráter exploratório, na qual revisitamos os manuais de teorias da disciplina e excertos dos principais autores relacionados a cada uma das duas matrizes comunicacionais, onde distinguimos as principais características da informação. Em concomitância, selecionamos e analisamos o conceito de informação na sua área de origem, a ciência da informação, a fim de confrontar os resultados obtidos nas duas leituras do conceito, funcionado como um mecanismo de controle e validação dos resultados apontados pelo estudoDownloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2012-05-20
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Caminhas, L. R. P. (2012). A informação na comunicação: uma visão paradigmática. Anagrama, 5(4), 1-14. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.35667