Moulin Rouge e a Vanguarda Futurista: o cinema como instrumento do ensino das letras

Autores

  • Michele Luciana dos Santos Universidade Anhembi Morumbi
  • Alexandre Huady Torres Guimarães Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.48183

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Literatura, Cinema, Futurismo, Moulin Rouge.

Resumo

O presente trabalho de Iniciação Científica tem por objetivo abordar questões do ensino de literatura, em sala de aula do Ensino Médio, por meio da utilização de outra linguagem, como apregoado nos documentos legais que regem a educação brasileira. Nesse caso específico, busca-se e linguagem cinematográfica a fim de estabelecer uma relação com o Futurismo, uma das Vanguardas Europeias presentes na passagem do século XIX para o século XX. A proposta de estudo do emprego da linguagem cinematográfica como metodologia do processo ensino-aprendizagem da literatura busca aproximar o educando da linguagem literária, muitas vezes tratada como uma forma de expressão superior, elitizada e, portanto, distante do universo discente

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Biografia do Autor

  • Michele Luciana dos Santos, Universidade Anhembi Morumbi
    Estudante de graduação da Universidade Anhembi-Morumbi
  • Alexandre Huady Torres Guimarães, Universidade Anhembi Morumbi
    Orientador do trabalho.

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Publicado

2012-11-29

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Santos, M. L. dos, & Guimarães, A. H. T. (2012). Moulin Rouge e a Vanguarda Futurista: o cinema como instrumento do ensino das letras. Anagrama, 6(2), 1-14. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2012.48183