O Homem Comum em “Viajo porque preciso, volto porque te amo"
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2013.68191Palavras-chave:
homem comum, cinema brasileiro contemporâneo, representaçãoResumo
Este trabalho busca compreender de que maneira o homem comum, personagem ordinário que se diferencia dos heróis, dos vilões e das figuras idealizadas pela indústria midiática, se apresenta no cinema brasileiro contemporâneo. Por meio da análise fílmica, foi possível identificar alguns traços e algumas semelhanças na construção do perfil do protagonista e na estética audiovisual do filme “Viajo porque preciso, volto porque te amo”, de Karim Aïnouz e Marcelo Gomes. A pesquisa amplia a discussão para as linguagens cinematográficas, como o posicionamento da câmera, os ângulos preferidos, a diversidade de planos, a textura da imagem na tela, os diálogos que permeiam a narrativa, o papel do som nas cenas exibidas e sua importância para os estudos de comunicação, além de fomentar o debate sobre a representação social nos produtos audiovisuais brasileirosDownloads
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Publicado
2013-07-26
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
O Homem Comum em “Viajo porque preciso, volto porque te amo". (2013). Anagrama, 7(1), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2013.68191