Jogos eletrônicos, protagonistas femininas e redução de estereótipos: a série Tomb Raider

Autores

  • Carolina de Almeida Gomes da Cruz Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Comunicação
  • Francisco José Paoliello Pimenta Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Comunicação Social. Departamento de Comunicação e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2015.85730

Palavras-chave:

jogos eletrônicos, Tomb Raider, jogadoras, estereótipo

Resumo

O presente trabalho aborda a problemática da representação de personagens femininas nos jogos eletrônicos, partindo da hipótese de que o público feminino em crescimento influencia em uma representação menos estereotipada de protagonistas femininas. Considerando esse processo no sentido estético, relação com a temática e efeito nas jogadoras, foram analisadas as mudanças na representação da protagonista Lara Croft em três jogos ao longo da série Tomb Raider. Foi constatada uma redução da forma estereotipada em geral, no sentido estético e na presença mais complexa na narrativa

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carolina de Almeida Gomes da Cruz, Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Comunicação
    Estudante de Graduação do 5° semestre do Curso de Jornalismo da FACOM/UFJF. Bolsista do 1º período no programa Jovens Talentos para a Ciência/Capes e atual bolsista do PET/Facom da Universidade Federal de Juiz de Fora.
  • Francisco José Paoliello Pimenta, Universidade Federal de Juiz de Fora. Faculdade de Comunicação Social. Departamento de Comunicação e Artes
    Orientador do trabalho. Professor do Departamento de Comunicação e Artes da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora

Downloads

Publicado

2014-10-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cruz, C. de A. G. da, & Pimenta, F. J. P. (2014). Jogos eletrônicos, protagonistas femininas e redução de estereótipos: a série Tomb Raider. Anagrama, 9(1), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2015.85730