Jogos eletrônicos, protagonistas femininas e redução de estereótipos: a série Tomb Raider
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2015.85730Palavras-chave:
jogos eletrônicos, Tomb Raider, jogadoras, estereótipoResumo
O presente trabalho aborda a problemática da representação de personagens femininas nos jogos eletrônicos, partindo da hipótese de que o público feminino em crescimento influencia em uma representação menos estereotipada de protagonistas femininas. Considerando esse processo no sentido estético, relação com a temática e efeito nas jogadoras, foram analisadas as mudanças na representação da protagonista Lara Croft em três jogos ao longo da série Tomb Raider. Foi constatada uma redução da forma estereotipada em geral, no sentido estético e na presença mais complexa na narrativaDownloads
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Publicado
2014-10-19
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
Cruz, C. de A. G. da, & Pimenta, F. J. P. (2014). Jogos eletrônicos, protagonistas femininas e redução de estereótipos: a série Tomb Raider. Anagrama, 9(1), 1-16. https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2015.85730