A mineração no jornalismo: análise discursiva da cobertura sobre os impactos da mineração em Itabira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-1689.anagrama.2025.259674Keywords:
Jornalismo, mineração, Itabira, Imprensa de referência, Imprensa alternativaAbstract
O artigo analisa os enquadramentos discursivos de veículos da imprensa de referência e alternativa sobre os impactos socioambientais da mineração em Itabira-MG. A partir de um mapeamento de 244 matérias (2025-2026), realiza-se uma análise piloto focada na cobertura do adiamento da exaustão mineral e na crise de arrecadação. Os resultados preliminares demonstram que a imprensa hegemônica privilegia o mercado e atua de forma declaratória, validando o "manejo de expectativas" corporativo. Em contraste, a mídia alternativa atua como espaço de resistência territorial, visibilizando os danos locais e exigindo reparação, evidenciando o campo jornalístico como arena ativa de disputas de poder e sentido.
Downloads
References
CAMARGO, C. A. et al. Jornalismo financiado por plataformas: análise dos apoios concedidos aos arranjos alternativos às corporações de mídia. E-compós, Brasília, v. 26, 2023. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/2821. Acesso em: 20 jun. 2026.
CARDOSO, S. N. S. Vai romper! Disputas de sentido e relações de poder em torno da barragem de rejeitos de mineração Forquilha III. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2025.
FARACO, C. A. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
MACHADO, M. P. Interações comunicacionais em Itabira em função da expectativa de dois acontecimentos: a exaustão das minas de minério de ferro e o rompimento de barragens de rejeitos. Tese (Doutorado em Comunicação Social). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2023
MORAIS, A. F. Mineração extrativista na Região de Santa Bárbara e mídia alternativa: considerações sobre a Revista Quadrilátero. Monografia (Bacharelado em Serviço Social). Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024.
PRAÇA, M.; CABRAL, L. Histórias e práticas políticas em resistência à Vale S.A. Rio de Janeiro: Justiça Global, 2024.
RANCIÈRE, J. O desentendimento. São Paulo: Editora 34, 1996.
SOUZA, L. N. M. Entre a vila e a mina: violações de direitos em Itabira. Dissertação (Mestrado em Direito). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
TUCHMAN, G. “Contando ‘estórias’”. In: TRAQUINA, N. (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Florianópolis: Insular, 2016. p. 339-344.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.
ZAMIN, A. Jornalismo de referência: o conceito por trás da expressão. Famecos, Porto Alegre, v. 2, n. 3, p. 918-942, set./dez. 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistafamecos/article/view/16716. Acesso em: 20 jun. 2026
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2026 Nara Maria Barbosa Pessoa

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.