Curadoria do Fundo Foto Bianchi: cultura fotográfica em Ponta Grossa e região

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-02672018v26e31

Palabras clave:

Fundo Foto Bianchi, Curadoria, Negativo, Placa seca, Ponta Grossa

Resumen

O objetivo deste artigo é comunicar parte da investigação desenvolvida com o Fundo Foto Bianchi, localizado na Casa da Memória Paraná, em Ponta Grossa. Essa pesquisa se situa no campo da cultura visual e está baseada em uma metodologia que busca o tratamento adequado de organização e conservação de fundos fotográficos, com especial atenção aos procedimentos que relacionam o sistema documental e a pesquisa iconográfica. O artigo discorre sobre a interlocução existente entre a universidade, a prefeitura e a comunidade em dois momentos distintos: a compra do fundo em 2001 e o projeto curatorial iniciado em 2014. Apresentam-se a história do ateliê Foto Bianchi e a composição do fundo, indicando as relações entre os documentos escritos e iconográficos do século XX até os anos 1970. Por último, as etapas aplicadas do projeto curatorial são descritas. Este artigo destaca alguns aspectos relativos à mudança de seu estatuto e a importância da curadoria como forma de potencializar a função documental do Fundo Foto Bianchi.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Patricia Camera, Universidade Estadual de Ponta Grossa

    Professora adjunta do Departamento de Artes e do Programa de Pós- Graduação stricto sensu em História, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Chefe da Seção de Ação Educativa do Museu Campos Gerais. Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC- RS), com pós-doutorado no Museu Paulista da Universidade de São Paulo (MP-USP)

Referencias

Publicado

2018-11-29

Número

Sección

Estudios de Cultura Material

Cómo citar

CAMERA, Patricia. Curadoria do Fundo Foto Bianchi: cultura fotográfica em Ponta Grossa e região. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 26, p. e31, 2018. DOI: 10.1590/1982-02672018v26e31. Disponível em: https://revistas.usp.br/anaismp/article/view/141967. Acesso em: 8 feb. 2026.