O cinema-caracol de Luis Tróchez Tunubalá
uma câmera Misak contra o(s) colonialismo(s)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.162787Palavras-chave:
cinema indígena, colonialismo, Misak, contato interétnico, indianidadeResumo
Este estudo analisa o documentário Na Misak (2018), do diretor indígena Luis Tróchez Tunubalá, do Cauca colombiano. Situando-o como filme-prismático, no marco do cinema indígena e do colonialismo reiterativo em Abya Yala, seu objetivo é investigar a tessitura fílmica a partir da perspectiva indígena sobre a construção da indianidade no contexto urbano contemporâneo. Utilizou-se o método comparado a partir de cotejos baseados na série histórica, ponto-contraponto, constelações e abordagem prismática. Entre os estudos antropológicos, históricos e de cinema, observou-se o cruzamento da escritura cinematográfica contracolonial, ensaística e autorreflexiva com dimensões da cosmologia Misak, a partir do qual o pensamento crítico se condensa no sistema fílmico, na experiência histórica e na performance corporal, artefatos que confrontam o(s) colonialismo(s) com outra história do contato.
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Copyright (c) 2020 Marcos Aurélio Felipe

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