Sociedade de vigilância: manifestações artísticas em meio ao descarte da privacidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.167047

Palavras-chave:

Sociedade de vigilância, Arte e vigilância, Privacidade, Estética da vigilância

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar o modelo de sociedade de vigilância e refletir sobre os modos propostos por artistas para interrogá-lo e resistir a ele. Observa-se que os cidadãos têm abdicado do direito à privacidade em troca da conveniência trazida com os sistemas complexos de vigilância. Assim, a disponibilização de dados pessoais tornou-se moeda de troca para se viver em um mundo conectado. Neste contexto, analisamos algumas obras do campo da artveillance, baseadas na proposta da estética da vigilância, com o intuito de compreender como os artistas têm se posicionado frente a essa situação. Consideramos os conceitos de privacidade, dataveillance e a impossibilidade de os cidadãos do século XXI desautorizarem-na. As reflexões baseiam-se nos textos de Jan Holvast (2007) e David Lyon (2009).

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Biografia do Autor

  • Antenor Ferreira Correa, Dr, Universidade de Brasília

    Antenor Ferreira Corrêa é compositor, percussionista e Professor Associado da Universidade de Brasília. Possui pós-doutorado pela Universidade de Granada (Espanha) e pela Universidade da Califórnia, Riverside (Estados Unidos). É coordenador do MidiaLab-UnB – Laboratório de Pesquisas em Arte Computacional. Publicou seis livros e diversos artigos em periódicos científicos, além de CDs e DVD. Possui bolsa produtividade nível PQ2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. 

  • Lorena Ferreira Alves, Dr, Universidade de Brasília

    Lorena Ferreira Alves é doutora em Artes (linha de pesquisa Arte e Tecnologia) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB) em cotutela com o Programa de Doutorado em História e Artes da Universidade de Granada (UGR - Espanha). É artista multimídia, trabalhando no campo da Arte Sonora na criação de instalações sonoras relacionadas à temática da Arte e Vigilância. Em 2021 foi indicada ao Prêmio PIPA de Arte Contemporânea Brasileira.

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sociedade de vigilância: manifestações artísticas em meio ao descarte da privacidade. (2022). ARS (São Paulo), 20(46), 440-491. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.167047

Dados de financiamento