Olhar decolonial no arquivo especular de Jonathas de Andrade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2024.172982

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Forma-arquivo, Fotografia expandida, Instalação, Videoarte

Resumo

O trabalho de Jonathas de Andrade explora ecos do passado colonialista, em especial na população e nos imaginários nordestinos, bem como a herança cultural do projeto modernista que marcou a arquitetura e o urbanismo brasileiros na segunda metade do século XX. As suas obras criam um curto-circuito de enunciados e temporalidades, engendram um imbricamento entre o corpo da imagem e a imagem dos corpos, colocando em operação a cartografia das cidades e o mapeamento das subjetividades. Neste artigo apresentamos um breve panorama das obras do artista nos detendo em: Amor e Felicidade no Casamento (2007), Educação para Adultos (2010), 4000 disparos (2010), Tombamento (2013), ABC da cana (2014), O caseiro (2016) e O Peixe (2016). Nos valemos de um aporte teórico de Rancière, Foster, Bosi, entre outros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bárbara Bergamaschi Novaes, Universidade NOVA de Lisboa

    Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio (2022), na linha de pesquisa “Desafios do Contemporâneo: Teorias e Crítica”, com período de intercâmbio doutoral na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa do Porto (EA-UCP-Porto). É Mestre em Artes da Cena pelo PPGAC da Escola de Comunicação da UFRJ (2016) e Bacharel em Comunicação Social pela ECO- UFRJ (2014), com habilitação em Rádio e TV. Foi docente no departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal de São João Del Rei (DEACE-UFSJ). Atualmente é Investigadora e Gestora de Comunicação de Ciência do Instituto de Comunicação na Universidade NOVA de Lisboa. Contato: bbnovaes@fcsh.unl.pt 

Referências

ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2020. (Feminismos Plurais / coordenação de Djamila Ribeiro).

BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira de Ci-ência Política, n. 11. Brasília, maio - agosto de 2013, pp. 89-117.

BASTOS, Maria Teresa. O Retrato Fotográfico entre a Pose e a Performance. Anais do XXIII Encontro Anual da Compós, Universidade Federal do Pará, 27 a 30 de maio de 2014.

BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, Ed. Schwarcz, 1996.

CÉSAIRE, Aimé. Discurso Sobre o Colonialismo. Prefácio de Mário Andrade. Cader-nos. Livres n. 15. Livraria Sá da Costa. 1978.

CHARNEY, L.; SCHWARTZ, V.; O Cinema e a Invenção da Vida Moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

COMOLLI, Jean-Louis. Ver e Poder: A Inocência Perdida. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

EAGLETON, Terry. A ideia de cultura. / Tradução: Sandra Costello Bronco São Paulo: Editora: Unesp,2011.

FOUCAULT, Michel. O Enunciado e o Arquivo. In A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FOSTER, Hal. An Archival Impulse. October. v. 110, Autumn 2004, p.3-22.

FOSTER Hal, Archives of Modern Art. In Design and Crime. Londres, New York: Verso, 2002 [traduzido e publicado na revista Arte e Ensaios, v. 19, n. 19, 2009] .

FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma futura filosofia da foto-grafia. Rio de Janeiro: Edições Sinergia - Relume Dumará, 2009.

GAUSCH, Anna Maria. Os lugares da memória: a arte de arquivar e recordar. Revista-Valise, Porto Alegre, v. 3, n. 5, ano 3, julho de 2013.

JAY, Martin. Regimes escópicos da modernidade / Tradução de Lara Casares Rivetti. Revista ARS, São Paulo, v. 18, n. 38, 2020.

LUGONES, María. Rumo a um feminismo descolonial. Debate Colonialidade do Gênero e Feminismos Descoloniais. Revista de Estudos Feministas, v. 22, n. 3, dezembro de 2014.

NGAI, Sianne. Our Aesthetic Categories. Harvard University Press, Massachusetts, 2012.

RANCIÉRE, Jacques. A Partilha do Sensível, estética e política. São Paulo: Editora 34, 2009.

RANCIÉRE, Jacques. Espectador Emancipado. Tradução Ivone C. Benedetti. 2a Ed. São Paulo.

Martins Fontes , 2014

RIBEIRO, Djamila. O que é: Lugar de Fala. Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.

SANTOS, Boaventura de Sousa, MENESES, Maria Paula (org.). Epistemologias do Sul. Editora Almedina S.A, Coimbra, Portugal. 2009.

ROLNIK, Suely. Entrevista com Suely Rolnik - A Hora da Micropolítica. Revista Re-visiones, Madrid, n. 5, 2015.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre fotografia. Rio de Janeiro: Editora Arbor, 1981.

PIÇARRA, Maria do Carmo. O Império Contra-Ataca: A Produção Secreta de Propa-ganda Feita por Estrangeiros para Projecção Internacional de “Portugal do Ultramar”. Re-vista Media & Jornalismo v. 16, n. 2, 2016. Ed. Imprensa da Universidade de Coimbra.

Downloads

Publicado

2024-08-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Novaes, B. B. (2024). Olhar decolonial no arquivo especular de Jonathas de Andrade. ARS (São Paulo), 22, e-172982. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2024.172982