Notas sobre a (superestimada) interatividade tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.174792Palavras-chave:
Arte contemporânea, Feedback, Participação, TecnologiaResumo
O artigo propõe uma reflexão sobre a interatividade tecnológica na arte contemporânea. Para este fim, discorre sobre os modos de incorporação do espectador, com foco na superação da dicotomia entre observador passivo e interator ativo e da tendência em abordar a interatividade numérica como fenômeno disruptivo. Por último, fundamentado no trabalho do artista mexicano Rafael Lozano-Hemmer, o estudo identifica três modelos de resposta (output) visuais pautados em sistemas presenciais de feedback humano-máquina.
Downloads
Referências
BELTING, Hans. O fim da história da arte. São Paulo: Cosac Naify Portátil, 2012.
BISHOP, Claire. Participation. London: Whitechapel/Cambridge: MIT Press, 2006.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BURGER, Peter. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify Portátil, 2012.
BURNHAM, Jack. Real Time Systems. Artforum, Nova York, n. 8, p. 49-55, 1969.
COUCHOT, Edmond. A arte pode ser ainda um relógio que adianta? O autor, a obra e o espectador na hora do tempo real. In DOMINGUES, Diana. A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora UNESP, 1997, p. 135-143.
COUCHOT, Edmond. TRAMUS, Marie-Helène; BRET, Michel. A Segunda Interatividade: em direção a novas práticas artísticas. In: DOMINGUES, Diana. Arte e Vida no Século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.
GERE, Charlie. Arte como retroalimentación. In FEEDBACK: arte que responde a instrucciones, a inputs o a su entorno. Catálogo de exposição. Fundación La Laboral, Gijón, p. 62–77, 2007.
GIANNETTI, Claudia. A estética digital: sintopia da arte, ciência e tecnologia. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 2006.
HUHTAMO, Erkki. Twin-touch-test-redux: abordagem arqueológica da mídia para a arte, interatividade e tatibilidade. In DOMINGUES, Diana. Arte, ciência e tecnologia: passado, presente e desafios. São Paulo: Editora UNESP, 2009, p. 111-137.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
PLAZA, Júlio. Arte e interatividade: autor-obra-recepção. ARS, São Paulo, vol. 1, n. 2, p. 8-29, dez. 2003.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
ROKEBY, David. Transforming Mirrors: Subjectivity and Control in Interactive Media. In PENNY, Simon (ed.). Critical Issues in Electronic Media. Nova York: Sunny Press, 1995, p. 133-158.
SHANKEN, Edward A. From Cybernetics to Telematics. In ASCOTT, Roy. Telematic Embrace: Visionary Theories of Art, Technology and Consciousness. Berkeley e Los Angeles: University of California Press, 2003, p. 1-95.
VENTURELLI, Suzete; MACIEL, Marcio L. B. Imagem interativa. Brasília: Editora UnB, 2008.
ZICS, Brigitta. Transparency, Cognition and Interactivity: Toward a New Aesthetic for Media Art. Tese (Doutorado em Arte e Tecnologia). University of Wales, Newport, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Patrícia Teles Sobreira de Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.
Como Citar
Dados de financiamento
-
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Números do Financiamento 001