Selfie: o autorretrato do sujeito contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.180880

Palavras-chave:

Fotografia, Selfie, Neoliberalismo, Democracia, Subjetividade

Resumo

As redes sociais são lugares de exibição de fotografias amadoras e campo de experimentação artística. São também dispositivos que impactam a subjetividade e a democracia, beneficiando interesses do neoliberalismo, e que geraram um novo capítulo na história da fotografia, a selfie, cujo estudo exige uma metodologia interdisciplinar. Este artigo propõe que a selfie remete à auto-objetificação. Esta hipótese é investigada referindo-se à teoria da fotografia de Philippe Dubois, a conceitos da psicanálise e a diagnósticos de Achille Mbembe e Giorgio Agamben sobre os efeitos do capitalismo avançado na subjetividade. Por fim, analisa a selfie nas obras de Amalia Ulman, Aleta Valente e Cindy Sherman, discutindo os limites das redes sociais como lugar de circulação da obra de arte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paula Braga, Universidade Federal do ABC

    Paula Braga é professora da Universidade Federal do ABC (UFABC), credenciada no Bacharelado e na pós-graduação em Filosofia. Com pós-doutorado pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo e é mestre em História da Arte pela University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos. Publicou o capítulo "Anos 60: descobrir o corpo" no livro Sobre a Arte Brasileira (WMF, 2015) e é autora de Hélio Oiticica, Singularidade, Multiplicidade (Editora Perspectiva, 2013). Organizou o livro Fios Soltos: a arte de Hélio Oiticica (Editora Perspectiva, 2008).

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O amigo e O que é um dispositivo? / trad. Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2014.

AMALIA Ulman: Excellences and Perfections. New Museum. Disponível em: https://www.newmuseum.org/exhibitions/view/amalia-ulman-excellences- perfections. Acesso em: 7 jan. 2021.

BARTHES, Roland. A câmara clara / trad. Manuela Torres. Lisboa: Edições 70, 2015.

BENKLER, Yochai. The Wealth of Networks: how social production transforms markets and freedom. Yale University Press: New Haven and London, 2006.

CAMUS, Albert. O mito de Sísifo / trad. Ari Roitman e Paulina Watch. Rio de Janeiro: Record, 2004.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios / trad. Marina Appenzeller. 14a ed. Campinas: Papirus, 2012.

FISHER, Mark. Realismo capitalista: é mais fácil imaginar o fim do mundo do que o fim do capitalismo? / trad. Rodrigo Gonsalves, Jorge Adeodato, Maikel da Silveira. São Paulo: Autonomia Literária, 2020.

FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX / trad. Célia Euvaldo. São Paulo: Ubu editora, 2017. p. 134.

FREUD, Sigmund. Introdução ao narcisismo: ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916) / trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010a.

FREUD, Sigmund. O Inquietante. In FREUD, Sigmund. História de uma neurose infantil: (“O homem dos lobos”): além do principio do prazer e outros textos (1917-1920) / trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010b.

HAN, Byung-Chul. A salvação do belo / trad. Gabriel Philipson. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

MANOVICH, Lev. Instagram and Contemporary Image. 2017. Disponível em: http://manovich.net/index.php/projects/instagram-and-contemporary- image. Acesso em: 7 jan. 2021.

MBEMBE, Achille. A crítica da razão negra / trad. Marta Lança. Lisboa: Antígona, 2014.

MBEMBE, Achille. Technologies of Happiness in the Age of Animism. Public open lecture for the students of the Division of Philosophy, Art & Critical Thought at the European Graduate School EGS, Saas-Fee/Switzerland and Valetta/Malta. 27 mar. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=nIijTCn8Gh4. Acesso em: 6 jun. 2021.

NIETZSCHE, Friedrich. O Nascimento da Tragédia ou helenismo e pessimismo / trad. J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 1992

ROLNIK, Suely. A cafetinagem da criação. Folha de São Paulo, Caderno Mais, 2 fev. 2003.

ROSENBLUM, Naomi. A World History of Photography. Nova York: Abbeville Press, 1997.

FILMES

Privacidade Hackeada (2019), Karim Amer e Jehane Noujaim, EUA, 113 min.

Roube este Filme II (2006), The League of Noble Peers, Reino Unido, Alemanha, 44 min.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Braga, P. (2021). Selfie: o autorretrato do sujeito contemporâneo. ARS (São Paulo), 19(42), 643-690. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.180880