A pintura como resistência: Gilles Deleuze intérprete do pintor irlandês Francis Bacon

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.210190

Palavras-chave:

Deformação, Francis Bacon, Gilles Deleuze, Pintura, Resistência

Resumo

O presente ensaio procura mostrar, em caráter introdutório, como a recusa à figuração, na pintura de Francis Bacon, cuja principal consequência pode ser vista na deformação de suas Figuras, pode vincular-se à noção de criação deleuziana como um ato de resistência. Para tanto, num primeiro momento, apresentam-se algumas interpretações fenomenológicas elaboradas por Gilles Deleuze e aplicadas às pinturas do pintor irlandês. Num segundo momento, ao apontar o limite destas interpretações frente aos retratos histéricos pintados por Bacon, busca-se aprofundar a ideia de uma interpretação alternativa que o próprio filósofo francês propõe por meio do conceito de corpo sem órgãos (CsO). Por fim, num terceiro momento, aproximando-se das técnicas pictóricas de Bacon, tenta-se trazer à luz o problema da deformação como um ato de resistência.

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Biografia do Autor

  • Carlos Henrique dos Santos Fernandes, Universidade Federal de São Carlos

    Carlos Henrique dos Santos Fernandes é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Carlos e graduando na Escola de Belas Artes em História da Arte da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Realiza estágio como educador, na área de Educação, no Instituto Casa Roberto Marinho, no Rio de Janeiro, desde agosto de 2023.

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Publicado

2023-12-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A pintura como resistência: Gilles Deleuze intérprete do pintor irlandês Francis Bacon. (2023). ARS (São Paulo), 21(49), 323-361. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.210190