Labirintos de materialidades expostas: um estudo do erótico, grotesco e absurdo na obra de Takato Yamamoto

Autores

  • Alexandre Rodrigues da Costa Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2024.215682

Palavras-chave:

Erotismo, Grotesco, Informe, Rizoma

Resumo

Neste artigo, analisamos como na obra do artista japonês Takato Yamamoto os espaços e os corpos são colapsados, ao se mesclarem e ao dissolverem os limites uns dos outros. Para isso, nos valemos do “informe”, verbete formulado por Georges Bataille, e do “rizoma”, conceito criado por Gilles Deleuze e Félix Guattari, para entendermos de que maneira o erótico, o grotesco e o nonsense são articulados a partir da heterogeneidade como desordens surgidas do entrelaçamento do interior e do exterior. Investigamos, assim, imagens dos livros de Takato Yamamoto, com o intuito de perceber como a abertura dos corpos interage com o espaço, criando indeterminações e ao mesmo tempo labirintos de materialidades expostas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre Rodrigues da Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Alexandre Rodrigues da Costa é Professor de Educação Superior da Escola Guignard (Universidade do Estado de Minas Gerais) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Artes (Universidade do Estado de Minas Gerais). É autor dos livros Objetos Difíceis (7Letras/Funalfa, 2004), Fora de Quadro (7Letras, 2005), Peso morto (7Letras, 2008), Corpos cegos (7Letras, 2012), Bela Lugosi no ateliê de Kandinski (7Letras, 2013), A mímica invertida dos desaparecidos (7Letras, 2014), Acidentes de Leitura (Editora do autor, 2015), Como assistir a um road movie em pé (7Letras, 2016) e Do outro lado, sedimentos ou até onde a vista alcança (7Letras, 2019). Organizou e traduziu Poemas de Georges Bataille (Editora UFMG, 2015) e Corpos labirínticos: textos de Hans Bellmer (Gramma Editora, 2019). Ele também escreve artigos sobre cinema experimental, filmes, séries de TV, animes e mangás.

Referências

ASTRUC, Rémi. Le Renouveau Du Grotesque Dans Le Roman Du Xxe Siecle: Essai d’Anthropologie Litteraire. Paris: Classiques Garnier, 2010.

BARTHES, Roland. “Texto (teoria do)”. In: BARTHES, Roland. Inéditos volume 1: teoria. Trad.: Ivone Castilho Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

BARTHES, Roland. A metáfora do olho. In: BATAILLE, Georges. História do olho. Tradução de Eliane Robert Moraes. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

BATAILLE, Georges. História do olho. Tradução de Eliane Robert Moraes. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

BATAILLE, Georges. Oeuvres complètes I. Paris: Gallimard, 1970a.

BATAILLE, Georges. Oeuvres complètes II. Paris: Gallimard, 1970b.

BELLMER, Hans. Petite anatomie de l’inconscient physique ou l’anatomie de l’image. Paris: Éditions Allia, 2008.

BLANCHOT, Maurice. 1980. L’écriture du désastre. Paris: Éditons Gallimard.

BOIS, Yve-Alain; KRAUSS, Rosalind. Formless: a user’s guide. New York: Zone Books: 1999.

BURUMA, Ian. Inventing Japan: 1853–1964. New York: The Modern Library, 2003.

CAMUS, Albert. O mito de Sísifo. Trad. Mauro Gama. Rio de janeiro: Editora Guanabara, 1989.

CARROLL, Noël. A Filosofia do Horror ou paradoxos do coração. Campinas: Papirus: Ed, Unicamp, 1993.

CONNELLY, Frances S. The grotesque in western art and cultures: the image at play. New York: Cambridge University Press, 2012.

CROWLEY, Patrick; HEGARTY, Paul (Orgs.). Formless: way in and out of form. Bern: Peter Lang, 2005.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34, 1995.

FLACCUS, Quintus Horatius. Arte poética. Tradução de Dante Tringali. São Paulo: Editora Musa, 1993.

FLACCUS, Quintus Horatius. Arte poética. Tradução de Guilherme Gontijo Flores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.

MELTZER, Françoise. Sobre a questão da Aufhebung: Baudelaire, Bataille e Sartre. Revista Crítica de Ciências Sociais, 75, outubro, 2006, p. 3-19.

GASCHÉ, Rodolphe. The Heterological Almanac. In: BOLDT-IRONS, Leslie Anne (Org.). On Bataille: Critical Essays. Albany: State University of New York Press, 1995.

HARPHAM, Geoffrey Galt. On the grotesque: strategies of contradiction in art and literature. New Jersey: Princeton University Press, 2006.

HANSEN, Maria Fabricius. The Art of Transformation: Grotesques in Sixteenth-Century Italy. Rome: Edizioni Quasar di Severino Tognon, 2018.

HOLLIER, Denis. Against architecture: the writings of Georges Bataille. Trad. Besty Wing. Massachusetts: The MIT Press, 1989.

KATO, Shuichi. Tempo e espaço na cultura japonesa. Trad. Neide Nagae; Fernando Chamas. São Paulo: Estação Liberdade, 2012.

KAYSER, Wolfgang. O grotesco. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva, 1986.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. 4. ed. Tradução de José Artur Gianotti e Armando Mora d’Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 2000.

NAKAMURA, Yukihiko. Gesaku ron. Tokyo: Kadokawa Shoten, 1966.

PALACIOS, Jesús (Org.). Eroguro, horror y erotismo en la cultura popular japonesa. Asturias: Satori Ediciones, 2018.

PAWLETT, William. Violence, Society and Radical Theory Bataille, Baudrillard and Contemporary Society. Burlington: Ashgate Publishing Company, 2013.

PFLUGFELDER, Gregory M. Cartographies of Desire. Berkeley: University of California Press, 1999.

POLLIO, Vitruvius. Tratado de arquitetura. Tradução, introdução e notas de M. Justino Maciel. São Paulo: Martins, 2007.

REICHERT, Jim. Deviance and Social Darwinism in Edogawa Ranpo’s Erotic-Grotesque Thriller Koto no Ōn. Journal of Japanese Studies, n. 27, 2001.

RODRÍGUEZ, Amaury A. García. O desejo e a representação nas gravuras eróticas japonesas Shunga. Estudos Japoneses, n. 28. São Paulo: 2008.

SAITO, Tamaki. Otaku Sexuality. In: BOLTON, Christopher; CSISCERY-RONAY JR., Stan; TAKAYUKI, Tatsumi (Orgs.). Robot Ghosts and Wired Dreams: Japanese Science Fiction from Origins to Anime. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2007.

TAKEUCHI, Melinda. The art of the ephemeral. In: PROSER, Adriana. The art of impermanence: Japanese works from the John C. Weber Collection and Mr. and Mrs. John D. Rockefeller 3rd Collection. New York: Asia Society Museum, 2020.

TINSLEY, Elizabeth. The Composition of Decomposition: The Kusōzu Images of Matsui Fuyuko and Itō Seiu, and Buddhism in Erotic Grotesque Modernity. Journal of Asian Humanities at Kyushu University. 2, pp.15-45, 2017.

YAMAMOTO, Takato. Allure of Pharmakon. Tokyo: Editions Treville, 2004.

YAMAMOTO, Takato. Altar of Narcissus. Tokyo: Editions Treville, 2002.

YAMAMOTO, Takato. Coffin of a Chimera. Tokyo: Editions Treville, 2010.

YAMAMOTO, Takato. Divertiment for a Martyr. Tokyo: Editions Treville, 2006.

YAMAMOTO, Takato. Necrophantasmagoria. Tokyo: Editions Treville, 2012.

YAMAMOTO, Takato. Nosferatu. Tokyo: Éditions Treville, 2018.

YAMAMOTO, Takato. Rib of a Hermaphrodite. Tokyo: Editions Treville, 2008.

YAMAMOTO, Takato. Scarlet Maniera. Tokyo: Editions Treville, 1998.

Downloads

Publicado

2024-11-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Costa, A. R. da. (2024). Labirintos de materialidades expostas: um estudo do erótico, grotesco e absurdo na obra de Takato Yamamoto. ARS (São Paulo), 22, 414-470. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2024.215682