A pintura dos temas desagradáveis e as artes pictóricas: esboço de uma teoria da imagem a partir da Poética de Aristóteles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.215838

Palavras-chave:

Pintura, Desagradável, Imagem, Experiência estética

Resumo

Este trabalho tem como premissa desenvolver o argumento de Lichtenstein (1994) no qual ela afirma ser possível reconhecer na Poética de Aristóteles aspectos que conformariam uma teoria da imagem. Dedicada aos estudos da tragédia, essa obra possui trechos que fazem referência à pintura e ao desenho. Sua influência é reconhecida nos estudos da Academia de Beaux Arts, no século XVII, com destaque para a querela entre o desenho e a cor. Contudo, como seria abordar essa teoria da imagem no contexto das artes moderna e contemporânea? O objetivo deste trabalho é reconhecer as condicionantes dessa teoria da imagem proposta por Lichtenstein (1994) e em seguida aproximá-la das questões presentes no Impressionismo, no Dadaísmo e na arte contemporânea.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sulamita Fonseca Lino, Universidade Federal de Ouro Preto

    Arquiteta (2000), com doutorado em Filosofia pela UFMG (2020) e estágio de pesquisa na Université Sorbonne Paris I (2017-2018). Atualmente é professora Associada na UFOP atuando no curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e na Pós-Graduação em Filosofia. Desenvolve pesquisas que buscam aproximar arquitetura, artes plásticas, estética e filosofia da arte.

Referências

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARISTÓTELES. Poética. Tradução: Ana Maria Valente. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

ARISTÓTELES. Poética. Tradução: Eudoro de Souza. São Paulo: Abril, 1971.

ARISTÓTELES. Poética. Tradução: Antônio Mattoso e Antônio Queirós Campos. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

ARISTÓTELES. La Poétique. Texte, traduction, notes par Roselyne Dupont-Roc et Jean Lallot. Paris: Éditions du Seuil, 2011.

BATCHELOR, David. “Essa liberdade e essa ordem”: a arte na França após a Primeira Guerra Mundial. In: FER, Briony; BATCHELOR, David; WOOD, Paul. Realismo, Racionalismo, Surrealismo: a arte no entre-guerras. Trad. Cristina Fino. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 1998.

DUPONT-ROC, Roselyne; LALLOT, Jean. Introdution. In: ARISTÓTELES. La Poétique. Paris: Éditions du Seuil, 2011.

JIMENEZ, Marc. La querelle de l’art contemporain. Paris: Éditions Gallimard, 2005.

LICHTENSTEIN, Jacqueline. A cor eloquente. Tradução: Maria Elizabeth Chaves de Mello e Maria Helena de Mello Rouanet. São Paulo: Siciliano, 1994.

LICHTENSTEIN, Jacqueline. A pintura - Vol. 9: o desenho e a cor. Tradução: Magnólia Costa. São Paulo: Editora 34, 2006.

MÈREDIEU, Florence. Histoire de l’art, matérielle e immatérielle, moderne e contemporain. Paris: Larousse, 2017.

SCHAPIRO, Meyer. Impressionismo: reflexões e percepções. Tradução: Ana Luiza Dantas Borges. São Paulo: Editora Cosac & Naify, 2002.

TATARKIEWICZ, Wladyslaw. Historia de la estetica: la estetica antigua. Madrid: Akal Ediciones, 2000.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

JIMENEZ, Marc. O que é estética? Tradução: Fulvia M.L. Moretto. São Leopoldo, RS: Editora Unisinos, 1999.

LICHTENSTEIN, Jacqueline. Les raisons de l’art : Essai sur les théories de la peinture. Paris: Gallimard, 2014.

LICHTENSTEIN, Jacqueline. A pintura - Vol. 4: O belo. Tradução: Magnólia Costa. São Paulo: Editora 34, 2004.

SCHAPIRO, Meyer. As maçãs de Cézanne (1968). In: SCHAPIRO, Meyer. A arte moderna séculos XIX e XX. Tradução: Luis Roberto Mendes Gonçalves. São Paulo: Edusp, 1996.

TATARKIEWICZ, Wladyslaw. Historia de seis ideas: arte, belleza, creatividade, mímesis, experiencia estética. Madrid: Editorial Tecnos, 1992.

Downloads

Publicado

2025-11-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Lino, S. F. (2025). A pintura dos temas desagradáveis e as artes pictóricas: esboço de uma teoria da imagem a partir da Poética de Aristóteles. ARS (São Paulo), 23, e-215838. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.215838