A pintura dos temas desagradáveis e as artes pictóricas: esboço de uma teoria da imagem a partir da Poética de Aristóteles
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.215838Palavras-chave:
Pintura, Desagradável, Imagem, Experiência estéticaResumo
Este trabalho tem como premissa desenvolver o argumento de Lichtenstein (1994) no qual ela afirma ser possível reconhecer na Poética de Aristóteles aspectos que conformariam uma teoria da imagem. Dedicada aos estudos da tragédia, essa obra possui trechos que fazem referência à pintura e ao desenho. Sua influência é reconhecida nos estudos da Academia de Beaux Arts, no século XVII, com destaque para a querela entre o desenho e a cor. Contudo, como seria abordar essa teoria da imagem no contexto das artes moderna e contemporânea? O objetivo deste trabalho é reconhecer as condicionantes dessa teoria da imagem proposta por Lichtenstein (1994) e em seguida aproximá-la das questões presentes no Impressionismo, no Dadaísmo e na arte contemporânea.
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Referências
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