Val-Vênus: Constelação Fugitiva
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.218325Palavras-chave:
Constelação, Fugitividade, Mulher negra, Abjeção, Saidiya HartmanResumo
O painel “Vênus”, de Val Souza, desloca o eixo iconográfico sobre a mulher negra, de um modo como “fugitivo”. Com a obra que discuto nesse ensaio, Souza foi a ganhadora da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS de 2020. Nesse trabalho, a artista busca articular questões relacionadas a estereótipos de beleza e abjeção desenvolvidos em um plano de estabilização de imagens de desejo e violência. O empreendimento de Val Souza encontra correspondência na produção de Saidiya Hartman para quem o desejo, a beleza e a sedução oferecem interface para a produção da morte-em-vida escrava. Nesse ensaio discutimos, sob essa, perspectiva o trabalho da artista, fazendo uso da noção de “constelação” encontrada em Aby Warburg e de “fugitividade” encontrada em Fred Moten.
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