Val-Vênus: Constelação Fugitiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.218325

Palavras-chave:

Constelação, Fugitividade, Mulher negra, Abjeção, Saidiya Hartman

Resumo

O painel “Vênus”, de Val Souza, desloca o eixo iconográfico sobre a mulher negra, de um modo como “fugitivo”. Com a obra que discuto nesse ensaio, Souza foi a ganhadora da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS de 2020. Nesse trabalho, a artista busca articular questões relacionadas a estereótipos de beleza e abjeção desenvolvidos em um plano de estabilização de imagens de desejo e violência. O empreendimento de Val Souza encontra correspondência na produção de Saidiya Hartman para quem o desejo, a beleza e a sedução oferecem interface para a produção da morte-em-vida escrava. Nesse ensaio discutimos, sob essa, perspectiva o trabalho da artista, fazendo uso da noção de “constelação” encontrada em Aby Warburg e de “fugitividade” encontrada em Fred Moten.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Osmundo Pinho, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

    Antropólogo e Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP). É Bolsista de Produtividade do CNPq e Professor Titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Cachoeira, atuando na Graduação e na Pós-Graduação em Ciências Sociais. É também professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia. Em 2014, foi pesquisador visitante no Departamento de Estudos sobre África e Diáspora Africana da Universidade do Texas em Austin e, em 2020, foi Richard E. Greenleaf Fellow na Biblioteca Latino-Americana da Universidade Tulane em Nova Orleans. É autor de “Bondage: Antiblackness and Ancestrality”, Amefrica Press, no prelo, além de outros livros e artigos.

Referências

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Rita Morais de. “Fascinação”, 1909: um retrato do racismo mediado pela moda na obra de Pedro Peres. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE MODA E DESIGN, 5., 2016. Anais [...]. Buenos Aires: [s. n.], 2016.

BANDEIRA, Julio; LAGO, Pedro. Debret e o Brasil. Rio de Janeiro. Capivara, 2008.

BASTIDE, Roger. O sonho, o transe e a loucura. São Paulo: Três Estrelas, 2016.

BELLUZZO, Ana Maria de Moraes. O Brasil dos viajantes. São Paulo: Objetiva/Metalivros, 1994.

BELTRAMIM, Fabiana. Sujeitos iluminados: a reconstituição das experiências vividas no estúdio de Christiano Jr. São Paulo: Alameda, 2013.

BINDMAN, David; FORD, Charles; WESTON, Helen. Africa and the slave trade. In: BINDMAN, David; GATES JR., Henry Louis. The image of the black in western art. From the “age of discovery” to the age of abolition. London: Harvard University Press, 2011. p. 207-240.

BINDMAN, David; GATES JR., Henry Louis. The image of the black in western art. From the “age of discovery” to the age of abolition. Europe and the world beyond. London: Harvard University Press, 2011.

BRIENEN, Rebecca Parker. Albert Eckhout: visões do paraíso selvagem. Rio de Janeiro: Capivara, 2010.

BUTLER, Judith. The psychic life of Power: theories in Subjection. Stanford: Stanford University Press, 1997.

CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não-ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

CASTELNAU-L’ESTOILE, Charlotte de. Pascoa Vieira diante da Inquisição. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

CLARK, Timothy J. We Field-Women. In: CLARK, Timothy J. Farewell to an Idea: Episodes from a History of Modernism. New Haven; London: Yale University Press, 2001. p. 55-137.

CONDÉ, Maryse. Eu, Tituba, bruxa negra de Salem. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2022.

CRUZ, Eliana Alves. O crime do Cais do Valongo. Rio de Janeiro: Malê, 2018.

DEBRET, Jean-Baptiste. Viagem pitoresca e histórica ao Brasil. São Paulo: Biblioteca Histórica Brasileira, Edusp; Editora Itatiaia, 1989.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2020.

ERMAKOFF, George. O negro na fotografia brasileira do século XIX. Rio de Janeiro: George Ermakoff Casa Editorial, 2004.

FALCÃO, Edgard de Cerqueira. Zacharias Wagener e o Seu “Thierbuch”. Revista de História, São Paulo, v. 28, n. 57, 1964. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.1964.122663. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/122663. Acesso em: 15 jan. 2025.

FERREIRA DA SILVA, Denise. A dívida impagável. São Paulo: Oficina de Imaginação Política; Living Commons, 2019.

GADELHA, J. J. Poéticas do impossível – arte, pretitude e fugitividade. Revista Desvio, Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 30-42, 2020a. Disponível em: https://revistadesvio.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2024/09/8a%20edi%C3%A7%C3%A3o%20%20Revista%20Desvio.pdf. Acesso em: 15 jan. 2025.

GADELHA, J. J. Habitar a escuridão: materialidades negras, o olho e a quebra. Concinnitas, v. 21, n. 39. Rio de Janeiro, 2020b. DOI: 10.12957/concinnitas.2020.49593. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/concinnitas/article/view/49593. Acesso em: 15 jan. 2025.

GELL, Alfred. Arte e agência: uma teoria antropológica. São Paulo: Ubu, 2018.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: PUC-Rio Apicuri, 2016.

HARNEY, Stefano; MOTEN, Fred. Pretitude e governança. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 37, p. 112-121, 2019. DOI: 10.60001/ae.n37.p%25p. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/ae/article/view/24607. Acesso em: 15 jan. 2025.

HARNEY, Stefano; MOTEN, Fred. The Undercommons. Fugitive Planning & Black Study. New York: Minor Compositions, 2013.

HARTMAN, Saidiya. A sedução e as armadilhas do poder. O ventre do mundo: uma nota sobre o trabalho das mulheres negras. São Paulo: Crocodilo, 2022.

HARTMAN, Saidiya. Perder a mãe: uma jornada pela rota atlântica da escravidão. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2021.

HARTMAN, S. Vênus em dois atos. Revista Eco-Pós, v. 23, n. 3, p. 12–33, 2020. DOI: 10.29146/eco-pos.v23i3.27640. Disponível em: https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27640. Acesso em: 22 abr. 2021.

HARTMAN, Saidiya. Vidas rebeldes, belos experimentos. São Paulo: Fósforo, 2022.

HARTMAN, Saidya. Scenes of Subjection. Terror, Slavery, and self-making in Nineteenth-Century America. Oxford: Oxford University Press, 1997.

HEYWOOD, Linda M. Jinga de Angola. Rainha Guerreira da África. São Paulo: Todavia, 2019.

LAFONT, Anne. Uma africana no Louvre. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2021.

LÉVI-STRAUSS, Claude. A estrutura dos mitos. In: LÉVI-STRAUSS, Claude (org.) Antropologia estrutural. Rio De Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1975. p. 237-266.

LÉVI-STRAUSS, Claude. O pensamento selvagem. Campinas: Papirus, 1989.

MACEDO, Joaquim Manoel. As vítimas algozes. Rio de Janeiro: Edições BestBolso, 2012.

MACHADO, Roberto. Introdução: por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. p. VIIXXIII.

MASSING, Jean Michel. The South American scene. In: BINDMAN, David; GATES JR., Henry Louis. The image of the black in western art. From the “age of discovery” to the age of abolition. London: Harvard University Press, 2011. p. 143-182.

MERCER, Kobena. Reading racial fetishism: the photographs of Robert Mapplethorpe. In: MERCER, Kobena. Welcome to the jungle: new positions in black cultural studies. Nova York: Routledge, 1994. p. 171-220.

MILLER-YOUNG, Mireille. Exotic/Erotic/Ethnopornographic: Black Women, Desire, and Labor in the Photographic Archive. In: SIGAL, Pete; TORTORICI, Zeb; WHITEHEAD, Neil L. Ethnopornography: sexuality, colonialism, and archival knowledge. Durham: Duke University Press, 2019. p. 41-66.

MOMBAÇA, Jota. Não vão nos matar agora. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

MOTEN, Fred. Na quebra: a estética da tradição radical preta. São Paulo: Crocodilo, 2023.

NASCIMENTO, Beatriz. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. In: RATTS, Alex. Eu sou Atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. São Paulo: Instituto Kuanza; Imprensa Oficial, 2007. p. 117-124.

NYONG’O, Tavia. Afro-Fabulations: the queer drama of black life. Nova York: New York: University Press, 2018.

PINHO, Osmundo. Cativeiro: Antinegritude e Ancestralidade. Salvador: Segundo Selo, 2022.

RATTS, Alex. Corpo/mapa de um país longínquo – intelecto, memória e corporeidade. In: RATTS, Alex. Eu sou Atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. São Paulo: Instituto Kuanza/Imprensa Oficial, 2007. p. 61-69.

RUGENDAS, Johann Moritz. Viagem Pitoresca através do Brasil. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1972.

SAMAIN, Etienne. As “Mnemosyne(s)” de Aby Warburg: Entre Antropologia, imagens e arte”. Poiésis, v. 12, n. 17, p. 29–51, 2011. DOI: 10.22409/poiesis.1217.29-51. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/27032. Acesso em: 22 set. 2025.

SAMAIN, Etienne. Aby Warburg. Mnemosyne. Constelação de culturas e ampulheta de memórias. In: SAMAIN, Etienne. Como pensam as imagens. Campinas: Editora da UNICAMP, 2012a. p. 41-50.

SAMAIN, Etienne. As imagens não são bolas de sinuca. In: SAMAIN, Etienne (org.) Como pensam as imagens. Campinas: Editora da UNICAMP, 2012b. p. 21-36.

SEGATO, Rita. O Édipo brasileiro: a dupla negação de gênero e raça. In: SEGATO, Rita. Crítica da colonialidade em oito ensaios: e uma antropologia por demanda. Rio de Janeiro: Bazar do tempo, 2021.

SIGAL, Pete; TORTORICI, Zeb; WHITHEAD, Neil L. Ethnopornography: Sexuality, Colonialism, and Archival Knowledge. Durham: Duke University Press, 2019.

SOUSA, Val. “Vênus”, de Val Souza. Revista ZUM, São Paulo, 2022. Disponível em: https://revistazum.com.br/val-souza/. Acesso em: 19 set. 2025.

SPILLERS, Hortense. Bebê da mamãe, talvez do papai: uma gramática estadunidense. In: BARZAGHI, Clara et al. Pensamento negro radical: antologia de ensaios. 1. ed. São Paulo: Crocodilo, 2021. p. 29-70.

TOUAM BONA, Dénètem. Arte da fuga. Piseagrama, Belo Horizonte, n. 15, p. 18-27, 2021. Disponível em: https://piseagrama.org/artigos/arte-da-fuga/. Acesso em: 19 set. 2025.

TROUILLOT, Michel-Rolph. Silenciando o passado: poder e a produção da história. Curitiba: Huya, 2016.

WAIZBORT, Leopoldo. Apresentação. In: WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande. Escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 4-15.

WARBURG, Aby. Histórias de fantasma para gente grande. Escritos, esboços e conferências. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

WOOD, Marcus. Black Milk: Imagining Slavery in the Visual Cultures of Brazil and America. Oxford: Oxford University Press, 2013.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo. São Paulo: Editora 34, 2011.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Profissão artista: pintoras e escultoras acadêmicas brasileiras. São Paulo: Edusp, 2008.

ZILIO, Carlos. As batalhas de Araújo Porto Alegre. ARS, São Paulo, v. 13, n. 26, p. 92-103, 2015. DOI: 10.11606/issn.2178-0447.ars.2015.106069. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ars/a/pgHwkdbKYpVsMK4VqtkrxCM/?lang=pt. Acesso em: 19 set. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-22

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Pinho, O. (2025). Val-Vênus: Constelação Fugitiva. ARS (São Paulo), 23, e-218325. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.218325