Lá onde não estamos: o sonoro em Através (1983-1989)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2024.220445

Palavras-chave:

Através, Cildo Meireles, Sonido, Imagem visual, Ruído, Topologia

Resumo

Por entre transparências de banalidades do cotidiano, um estímulo sonoro fez com que Cildo Meireles concebesse Através. Neste artigo, analisamos a presença do sonoro na instalação do artista brasileiro, buscando articular história, teoria e crítica da arte, enquanto, como autora, ocupamos o lugar do sujeito perceptivo para uma abordagem fenomenológica. Recorremos à topologia como chave para investigar a relação entre visualidade e sonoro na instalação a partir de imagens sonoras, visuais e táteis. Destacamos a transparência e o ruído, as possibilidades de escuta e a caminhada em Através fundamentada no sonoro. Dentre outras fontes primárias, a pesquisa recorre a entrevistas realizadas pela autora com Cildo Meireles entre 2020 e 2022.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Caroline Alciones de Oliveira Leite, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ)

    Caroline Alciones de Oliveira Leite é Doutora pelo PPGAV-EBAUFRJ (2022) e Mestre pelo PPGCA-UFF (2016). É bacharel e licenciada em Letras Português-Inglês pela UFRJ e bacharel em Produção Cultural pela UFF. Integra a equipe da Vice-Presidência Científica da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ), desenvolvendo atividades de pesquisa em Artes (2014-) e coordenando o Cineclube CECIERJ (2015-). É membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Arte e Democracia: estudos críticos das práticas artísticas no contemporâneo” e do Grupo de Pesquisa (CNPq) “O Som Atravessado”. Atualmente, realiza Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense (PPGCA-UFF), com supervisão do Prof. Dr. Tato Taborda, e é representante titular do Comitê de História, Teoria e Crítica de Arte e representante do Estado do Rio de Janeiro na ANPAP.

Referências

BAUDELAIRE, Charles. À Une Passante (XCIII). In: BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. (Edição bilíngue) São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2019.

BIENNALE OF SYDNEY. Fifth Biennale of Sydney: Private Symbol, Social Metaphor, 1984. (Excertos de catálogo de exposição digitalizado) Sydney: Biennale of Sydney, 1984.

BORGES, Jorge Luis. O Aleph. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

CAESAR, Rodolfo. O som como é: imagem; água e ar, seus suportes. In: Pelas Vias da dúvida: 2o Encontro de Pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Artes do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes, 2012. p. 32-45.

CAGE, John. De Segunda a um Ano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2013a.

CAGE, John. Silence. (50Th Anniversary Edition) Middletown (Connecticut): Wesleyan University Press, 2013b.

CERTEAU, Michel de. Caminhadas pela cidade. In: CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994, p. 169-191.

COHEN, Ana Paula. Cildo Meireles. In: INSTITUTO INHOTIM. Through: Inhotim. (catálogo de exposição). Brumadinho (MG): Instituto Inhotim, 2009, p. 82-103.

Interstellar (2014), Dir: Christopher Nolan, Roteiro: Jonathan Nolan e Christopher Nolan, Estados Unidos, 169’, Son., color.

LABELLE, Brandon. Acoustic Spatiality. [sic]: Journal of Literature, Culture and Literary Translation, Zadar (Croácia), v. 2, n. 2, 2012.

LEITE, Caroline Alciones de Oliveira. Ao Redor e Através: um estudo crítico da obra Através de Cildo Meireles. 2016. 130f. Dissertação (Mestrado em Estudos Contemporâneos das Artes) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes da Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.

MARAR, Ton. Topologia geométrica para inquietos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.

MATOS, Diego; WISNIK, Guilherme. Cildo: estudos, espaços, tempo. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

MEIRELES, Cildo. Em conversa com a autora em seu ateliê. Entrevista à Caroline Alciones de Oliveira Leite. Rio de Janeiro, ago. 2022, não publicado.

MEIRELES, Cildo. “Esse universo dos sons que a gente não escuta”: entrevista com Cildo Meireles. Entrevista à Caroline Alciones de Oliveira Leite. Revista Poiésis, Niterói, v. 21, n. 36, p. 175-206, jul.-dez. 2020. (2020a)

MEIRELES, Cildo. Entrevista concedida à autora no ateliê do artista. Entrevista à Caroline Alciones de Oliveira Leite. Rio de Janeiro: não publicado, 14 jan. 2020. (2020b)

MEIRELES, Cildo. In: Cildo (2009), Dir: Gustavo Rosa de Moura, Roteiro: Sérgio Mekler e Gustavo Rosa de Moura, Brasil, 78’, Son., color.

MEIRELES, Cildo. Hans-Michael Herzog em conversa com Cildo Meireles. Entrevistador: Hans Michael Herzog. In: DAROS-LATINOAMERICA AG. Seduções: Valeska Soares, Cildo Meireles, Ernesto Neto Installations. (Catálogo de exposição) Zurique: Daros-Latinoamerica, 2006. p. 70-75.

MEIRELES, Cildo. Através, 1983-1989. Relatos do artista. In: Cildo Meireles. [Catálogo da exposição itinerante realizada na Tate Modern, Museu d’Art Contemporani de Barcelona, The Museum of Fine Arts, Houston, Los Angeles County Museum of Art e Art Gallery of Ontario]. Londres: Tate Publishing, 2008.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 1971.

MOLDERINGS, Hebert. Duchamp and the Aesthetics of Chance: Art as Experiment. Nova York: Columbia University Press, 2010.

PIMENTA, Ângela. Direitos do cidadão inspiram quatro artistas. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 20 ago. 1989, Caderno 2.

POTTS, Alex. Installation and Sculpture. Oxford Art Journal, Oxford, v. 24, n. 2, p. 7-23, 2001.

SCHAEFFER, Pierre. Traité des objets musicaux: essai interdisciplines. (Nouvelle édition) Paris: Du Seuil, 1966. E-book.

SCHAFER, Raymond Murray. A afinação do mundo. São Paulo: UNESP, 2011a.

SCHAFER, Raymond Murray. O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 2011b.

TABORDA, Tato. Ressonâncias: vibrações por simpatia e frequências de insurgência. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2021.

VARIOUS ARTISTS. Some Questions About Cildo Meireles’ work / (Morice de Lisle). [Em correspondência eletrônica à autora]: Bruxelas: 31 jan. 2022.

VARIOUS ARTISTS; GALLERIA CONTINUA. Mango Discipline: Cildo Meireles & Various Artists. [Catálogo publicado a partir da exposição Q & A]. Gent(Bélgica); San Gimignano (Italia): Galleria Continua, 2018.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Leite, C. A. de O. (2024). Lá onde não estamos: o sonoro em Através (1983-1989). ARS (São Paulo), 22, 541-587. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2024.220445