Coreografias da crítica na 35ª Bienal de São Paulo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.228146

Palavras-chave:

Era das bienais, Crítica de arte, Crise da crítica, 35ª Bienal de São Paulo

Resumo

A partir da discussão introdutória do conceito comumente chamado de “era das bienais” e das peculiaridades da forma-bienal contemporânea, o artigo volta-se à 35ª Bienal de São Paulo, Coreografias do impossível, de 2023, com o objetivo de investigar alguns dos principais elementos disseminados pela concepção, estrutura e organização da bienal que apresentam uma pretensão à criticidade. Visamos caracterizar, em suas grandes linhas, o conceito e o alcance desses componentes para a formatação da crítica no contexto dessa bienal (e, no limite, da própria forma-bienal contemporânea em geral).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Pucciarelli, Universidade Federal de Minas Gerais

    Daniel Pucciarelli é Doutor em Filosofia pela Universidade de Munique. Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais.

  • Fernando Tôrres Pacheco, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Fernando Tôrres Pacheco é Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós-doutorando em Artes pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Referências

AMARAL, Aracy. Bienais ou da impossibilidade de reter o tempo. Revista USP, São Paulo, n. 52, p. 16-25, 2002. DOI: 10.11606/issn.2316-9036.v0i52p16-25. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/32921. Acesso em: 15 jan. 2025.

ANGELETI, Gabriella. The 2023 Bienal de São Paulo lodges kinetic critiques of racism and environmental degradation. The Art Newspaper, 13 Sep. 2023. Disponível em: https://www.theartnewspaper.com/2023/09/13/bienal-sao--paulo-2023-dance-environment-racism . Acesso em: 15 jan. 2025.

PUCCIARELLI, Daniel. Escrever a arte contemporânea: Crítica de arte na era das bienais. In: FORMAS DE VIDA: Encontro Nacional da ANPAP, 32. 2023, Fortaleza. Anais […]. Fortaleza: ANPAP, 2023. https://doi.org/10.29327/32anpap2023.668698.

BASCIANO, Oliver. 35th Bienal de São Paulo Review: About Bodies. ArtReview, 6 set. 2023. Disponível em: https://artreview.com/35th-bienal-de-sao--paulo-review-choreographies-of-the-impossible/. Acesso em: 15 jan. 2025.

DYSON, Torkwase. Interioridade negra: notas sobre arquitetura, infraestrutura, justiça ambiental e desenho abstrato. In: FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO (org.). Aqui, numa coreografia de retornos, dançar é inscrever no tempo: publicação educativa da 35a Bienal de São Paulo. São Paulo: Bienal, 2023. p. 64-73.

ESCHE, Charles. Introduction: making art global. In: WEISS, Rachel et al. Making Art Global (Part 1): The Third Havana Biennial 1989. London: Afterall Books, 2011. p. 114.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Loyola, 1996.

FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO (org.). Aqui, numa coreografia de retornos, dançar é inscrever no tempo: publicação educativa da 35ª Bienal de São Paulo. São Paulo: Bienal, 2023.

GOBBI, Nelson. Curadores da 35ª Bienal de São Paulo anunciam lista finalde artistas, com 120 nomes. O Globo, 29 jun. 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/artes-visuais/noticia/2023/06/curadores-da-35a--bienal-de-sao-paulo-anunciam-lista-final-de-artistas-com-120-nomes.ghtml. Acesso em: 15 jan. 2025.

GUIMARAES, João Victor. O pavilhão da bienal se lava em prantos. Revista Select, 19 out. 2023. Disponível em: https://select.art.br/o-pavilhao-da-bienal-se-lava-em-prantos/. Acesso em: 15 jan. 2025.

LIMA, Diane et al. #35BIENAL Conversa com os curadores [conversation with the curators]. YouTube. 27 abr. 2023. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S_mdK2VMk5s. Acesso em: 15 jan. 2025.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: Poéticas do corpo-tela. São Paulo: Cobogó, 2021.

MONACHESI, Juliana. Bienal sem vão. Revista Select, 11 set. 2023. Disponível em: https://select.art.br/bienal-sem-vao/. Acesso em: 15 jan. 2025.

NIEMOJEWSKI, Rafal. Venice or Havana. A polemic on the genesis of the contemporary biennial. In: BASUALDO, Carlos; NIEMOJEWSKI, Rafal; FILIPOVIC, Elena. (orgs). The biennial reader. Bergen: Bergen Kunsthall, 2010. p. 88-103.

OSBORNE, Peter. Existential Urgency: Contemporaneity, Biennials and Social Form. In: The Postconceptual condition. London: Verso Editions, 2018, p. 100-113.

ROSSI, Marina; VITÓRIA, Beatriz. Fundação Bienal de São Paulo recebe nove autuações por violação de leis trabalhistas. Revista Select, 2024. Disponível em: https://select.art.br/fundacao-bienal-de-sao-paulo-recebe-nove-autuacoes-por-violacao-de-leis-trabalhistas/. Acesso em: 15 jan. 2025.

SENS, Caio. Bienal de SP: Entenda a polêmica do vão fechado do prédio. Folha de S.Paulo, Caderno Ilustrada, 4 set. 2023.

VERGÈS, François. O museu sem objetos. In: FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO. (org.). Aqui, numa coreografia de retornos, dançar é inscrever no tempo: publicação educativa da 35ª Bienal de São Paulo. 1. ed. São Paulo: Bienal, 2023. p. 40-47.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES

AMARAL, Aracy. Textos do Trópico de Capricórnio: Artigos e ensaios (1980-2005). Volume 3: Bienais e artistas contemporâneos no Brasil. São Paulo: Editora 34, 2006.

SHINNERS, Keely. Return to the body: 35th São Paulo Biennial – choreographies of zthe impossible. Revista ARTHROB, 2023. Disponível em https://artthrob.co.za/2023/09/15/return-to-the-body-35th-sao-paulo-bienal-choreographies-of-the-impossible/. Acesso em: 15 jan. 2025.

Downloads

Publicado

2025-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pucciarelli, D. O., & Pacheco, F. T. (2025). Coreografias da crítica na 35ª Bienal de São Paulo. ARS (São Paulo), 23, e-228146. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.228146