Fios, tropos e máscaras: a historiografia das artes plásticas do Brasil nas marés da globalização
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.234643Palavras-chave:
Arte no Brasil, Historiografia da arte, Historiografia da arte no Atlântico Norte, Historiografia da arte no Brasil, Historiografia das artes plásticas do BrasilResumo
O artigo foca na historiografia das artes plásticas do Brasil a partir da década de 1990, quando instituições na Europa e nos EUA começaram a apresentá-la com mais frequência em meio à crescente globalização do sistema artístico. Casos extremos são destacados para demonstrar como acadêmicos baseados fora do Brasil estão ajudando a construir um cânone artístico que contrasta e ultrapassa o cânone delineado em coleções, exposições, publicações acadêmicas do país. Em seguida, são ressaltados desafios, ações e feitos de pesquisadores baseados no país que têm enfrentado os impasses historiográficos nas encruzilhadas da globalização.
Downloads
Referências
ALVAREZ, Mariola V. The Affinity of Neoconcretism: Interdisciplinary Collaborations in Brazilian Modernism, 1954-1964. Oakland: University of California Press, 2023.
ALVAREZ, Mariola V. Minor Transnational Brazilian Art: Lyrical Abstraction and the Case of Manabu Mabe. Third Text, Oxfordshire, v. 30, p. 76-89, 2016.
AMARAL, Aracy. Textos do Trópico de Capricórnio: Artigos e Ensaios (1980-2005). São Paulo: Editora 34, 2006.
ANAGNOST, Adrian. Spatial Orders, Social Forms: Art and City Space in Modern Brazil. New Haven: Yale University Press, 2022.
ANREUS, Alejandro et al. (orgs.). A Companion to Modern and Contemporary Latin American and Latina/o Art. New Jersey: John Wiley & Sons, 2021.
ARAUJO, Olívio Tavares de. O olhar amoroso. Textos sobre arte brasileira. São Paulo: Momesso Edições de Arte, 2002.
ASBURY, Michael. Today Is Always Yesterday: Contemporary Brazilian Art. London: Reaktion Books, 2024.
ASBURY, Michael. Form and Sensibility: Discursive Discrepancies in Concrete and Neoconcrete Art. In: BESSA, Antonio Sergio (org.). The Making of Concretism in Brazil. New York: Fordham University Press, 2021. p. 35-58.
ASBURY, Michael. Neoconcretism and Minimalism: On Ferreira Gullar’s Theory of the Non-Object. In: MERCER, Kobena (org.). Cosmopolitan Modernisms. Cambridge: MIT Press, 2005. p. 174-189.
ASBURY, Michael. An Experimental Exercise of Liberty. Sculpture & Installation, v. 5, p. 68-69, 2000.
BACHMANN, Pauline. Pure Leiblichkeit – Brasiliens Neokonkretismus (1957-1967). Bern: Peter Lang, 2019.
BASBAUM, Ricardo. Arte contemporânea brasileira (1970-1999): texturas, dicções, ficções, estratégias. São Paulo: Circuito, 2021.
BASBAUM, Ricardo. Quem é que vê nossos trabalhos?. In FERREIRA, Glória; PESSOA, Fernando (orgs.). Criação e Crítica. Vila Velha: Museu Vale, Rio de Janeiro: Suzy Muniz Produções, 2009. p. 200-208.
BASBAUM, Ricardo. Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.
BAZIN, Germain. Aleijadinho et la Sculpture Baroque au Brésil. Paris: Éditions du Temps, 1963.
BITTENCOURT, Francisco. Arte-dinamite. Rio de Janeiro: Tamanduá Arte, 2016.
BERBARA, Maria (org.). Sacrifice and Conversion in the Early Modern Atlantic World. Cambridge: Harvard University Press, 2022.
BORJA-VILLEL, Manuel J.; MAYO, Nuria Enguita (orgs.). Lygia Clark. Barcelona: Fundació Antoni Tàpies, 1997.
BOUDON-MACHEL, Marion (org.). Dossier “Le Brésil.” Perspective. La revue de l’INHA, Paris, v. 2, p. 205-214, 2013.
BRETT, Guy. Brasil experimental: Arte/Vida, Proposições e Paradoxos. Rio de Janeiro: Contracapa, 2005.
BRITO, Ronaldo. Neo-concretism, Apex and Rupture of the Brazilian Constructive Project. October, Massachusetts, v. 161, p. 89-142, 2017.
BRITO, Ronaldo. Experiência crítica. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
BUONO, Amy. 2014. Interpretative ingredients: Formulating art and natural history in early modern Brazil. Journal of Art Historiography, Birmingham, v. 11, p. 1-21, 2014.
CABAÑAS, Kaira M. Aprender com a loucura: modernismo brasileiro e a arte contemporânea global. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2023.
CABAÑAS, Kaira M. Learning from Madness: Brazilian Modernism and Global Contemporary Art. Chicago: University of Chicago Press, 2018.
CALIRMAN, Claudia. Brazilian Art under Dictatorship: Antonio Manuel, Artur Barrio, and Cildo Meireles. Durham: Duke University Press, 2012.
CANDELA, Iria (org.). Lygia Pape: A Multitude of Forms. New York: Metropolitan Museum of Art, 2017.
CARDOSO, Rafael. Modernidade em preto e branco: arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
CARDOSO, Rafael. Modernity in Black and White: Art and Image, Race and Identity in Brazil, 1890-1945. Cambridge: Cambridge University Press, 2021.
CARDOSO, Rafael. Why Have There Been No Great Portuguese-Language Art Historians?. Art History, New Jersey, n. 42, p. 178-184, 2019. https://doi.org/10.1111/1467-8365.12418
CHAMBERS, Eddie (org.). The Routledge Companion to African Diaspora Art History. London: Taylor & Francis, 2024.
CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 1999.
COCCO, Giuseppe; CAVA, Bruno. New Neoliberalism and the Other: Biopower, Anthropophagy, and Living Money. Lanham: Lexington Books, 2018.
CONDURU, Roberto. Pérolas negras, outras voltas – experiências artísticas e culturais nos fluxos entre África e Brasil. Belo Horizonte: Relicário, 2024.
CONDURU, Roberto. Roda and Terreiro: The historiography of Brazil’s visual arts at the crossroads of globalization. Arts, Basel, v. 12, n. 3, p. 103, 2023. https://doi.org/10.3390/arts12030103.
CONDURU, Roberto. The Belated Pioneering Criticism of Afro-Brazilian Art. Art in Translation, London, v. 14, p. 1-7, 2022. https://doi.org/10.1080/175613, 10.2022.2049076.
CONDURU, Roberto. Pérolas negras, primeiros fios – experiências artísticas e culturais nos fluxos entre África e Brasil. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
CONDURU, Roberto. Janela baça: a Bienal de São Paulo e seu formato recente. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 52, p. 67-79, 1998.
D’ALESSANDRO, Stephanie; ORAMAS, Luis Pérez (orgs.). Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil. New York: The Museum of Modern Art, 2017.
DARDASHTI, Abigail Lapin; MAGALHÃES, Ana (orgs.). Dossiê Le populaire et le modern: l’art brésilien, 1950-1980. Brésil(s), Paris, v. 19, 2021. https://doi.org/10.4000/bresils.9157
DARDASHTI, Abigail Lapin. Family Unity and Black Activism in the Favela: Januário Garcia’s Photographs of the Morro do Salgueiro, Rio de Janeiro, 1983-1984. History of Photography, London, v. 44, p. 287-308, 2020.
DAVIS, Ben. ‘Foreigners Everywhere,’ unpacked: what the Venice Biennale’s flipped art history really means. Artnet, [S.l.], 15 de maio 2024a. Disponível em: https://news.artnet.com/art-world-archives/venice-biennale-foreigners-everywhere-part-1-2485123. Acesso em: 20 dez. 2024.
DAVIS, Ben. ‘Foreigners Everywhere,’ unpacked: on the ‘Brazilianization’ of the art world. Artnet, [S.l.], 31 de maio de 2024b. Disponível em: https://news.artnet.com/art-world-archives/foreigners-everywhere-unpacked-venice-biennale-review-part-3-2485132. Acesso em: 20 dez. 2024.
DUARTE, Paulo Sergio. No mundo sem chão: escritos sobre arte. Rio de Janeiro: Cobogó, 2023.
DUARTE, Paulo Sergio. Paulo Sergio Duarte – A trilha da trama e outros textos de arte. Rio de Janeiro: Funarte, 2004.
FARIAS, Agnaldo (org.). Icleia Borsa Cattani. Rio de Janeiro: Funarte, 2004.
FERRARI, Ludmila. Un instante indómito: arquitectura, soberanía y différance en Brasília. Latin American and Latinx Visual Culture, California, v. 6, n. 3, p. 20-46, 2024. https://doi.org/10.1525/lavc.2024.6.3.20.
FERREIRA, Arthur Arruda Leal. Anthropophagy: A Singular Concept to Understand Brazilian Culture and Psychology as Specific Knowledge. History of Psychology, Washington, DC, v. 18, n. 4, p. 327-336, 2015. https://doi.org/10.1037/a0039601.
FERREIRA, Glória (org.). Crítica de arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006.
FIALHO, Ana Letícia. Le Brésil est-il sur la carte de l?art contemporain?. In QUEMIN, Alain (org.). La Sociologie des Arts Visuels au Brésil. Paris: L’Harmattan, 2014. p. 139-167.
FIALHO, Ana Letícia. As exposições internacionais de arte brasileira: Discursos, práticas e interesses em jogo. Sociedade e Estado, São Paulo, v. 20, pp. 689-713, 2005a. https://doi.org/10.1590/S0102-69922005000300008.
FIALHO, Ana Letícia. Brazil in the MoMA Collection. An analysis of the insertion of Brazilian art in an international art institution. Springerin, Wien, n. 3, 2005b. https://www.springerin.at/en/2005/3/gesammelte-tropen/. Acesso em 15 fev. 2023.
GABARA, Esther. Errant Modernism: The Ethos of Photography in Mexico and Brazil. Durham: Duke University Press, 2008.
GILBERT, Zanna et al (orgs.). Purity Is a Myth: The Materiality of Concrete Art from Argentina, Brazil, and Uruguay. Los Angeles: Getty Research Institute, 2021.
GUERRA, Abilio (org.). Textos fundamentais sobre história da arquitetura moderna brasileira. São Paulo: Romano Guerra, 2010.
GULLAR, Ferreira. Relâmpagos – dizer o ver. São Paulo: Cosac Naify, 2003.
HERKENHOFF, Paulo (org.). XXIV Bienal de São Paulo − Núcleo Histórico: Antropofagia e Histórias de Canibalismo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1998.
HUCHET, Stéphane. Présence de l’art brésilien. Histoire et visibilité internationale, 20/21 siècles. Cahiers du Centre Pierre Francastel, Paris, v. 5-6, p. 229-246, 2007.
ARS. São Paulo: ECA, v. 15, n. 30, 2017.
JONES, Caroline. Anthropophagy in São Paulo’s Cold War. ARTMargins, Massachusetts, v. 2, n. 1, p. 37-57, 2013. https://doi.org/10.1162/ARTM_a_00031.
KATZENSTEIN, Inés; GARCÍA, María Amalia García (orgs.). Sur Moderno: Journeys of Abstraction, The Patricia Phelps de Cisneros Gift. New York: The Museum of Modern Art, 2019.
LE BLANC, Aleca. Forming Abstraction: Art and Institutions in Postwar Brazil, by Adele Nelson; Constructing Latin America: Architecture, Politics, and Race at the Museum of Modern Art, by Patricio del Real; Modernity for the Masses: Antonio Bonet’s Dreams for Buenos Aires, by Ana María León; and Spatial Orders, Social Forms: Art and the City in Modern Brazil, by Adrian Anagnost. The Art Bulletin, London, v. 105, n. 3, p. 138-143, 2023. https://doi.org/10.1080/00043079.2023.2228639.
LE BLANC, Aleca. A History of the Field. In GILBERT, Zanna et al (orgs.). Purity Is a Myth: The Materiality of Concrete Art from Argentina, Brazil, and Uruguay. Los Angeles: Getty Research Institute, 2021. p. 263-277.
LEIRNER, Sheila. Arte e seu tempo. São Paulo: Perspectiva, 1991.
MAJLUF, Natalia. La descolonización por absorción: el núcleo histórico de la 60 Bienalde Venecia. Trama… espacio de crítica y debate, Lima, 2024. https://tramacritica.pe/critica/2024/05/02/la-descolonizacion-por-absorcion-el-nucleo-historico-de-la-60-bienal-de-venecia/. Acesso em: 7 maio de 2024.
MAMMÌ, Lorenzo. O que resta: Arte e Crítica de Arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
MARTINS, Sérgio B (org.). Bursting on the Scene: An Introduction. Third Text, Oxfordshire, v. 26, p. 1-4, 2012. https://doi.org/10.1080/09528822.2012.641215.
MARTINS, Sérgio B. Letter to the editor regarding Professor Caroline A. Jones’s article ‘Anthropophagy in São Paulo’s Cold War’. ARTMargins, Massachusetts, v. 2, n. 1, 2014. https://artmargins.com/letter-to-the-editor/.
Acesso em: 2 fev 2019.
MARTINS, Sérgio B. Constructing an Avant-Garde: Art in Brazil, 1949–1979.Cambridge: MIT Press, 2013.
MENEZES, Hélio. Exposições e críticos de arte afro-brasileira: Um conceito em disputa. In PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, André (orgs.). Histórias afro-atlânticas: vol. 2, antologia. São Paulo: MASP, 2018,
pp. 575-593.
SEFFRIN, Frederico. Frederico Morais. Rio de Janeiro: Funarte, 2004.
MOURA, Flavio Rosa de. Obra em construção: O Neoconcretismo e a Arte Contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2021.
NAVES, Rodrigo. O vento e o moinho. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
NAVES, Rodrigo. Um azar histórico: Sobre a recepção das obras de Hélio Oiticica e Lygia Clark. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 64, p. 5-21, 2002.
NASCIMENTO, Abdias do. O quilombismo. Petrópolis: Vozes, 1980.
NASCIMENTO, Maria Beatriz. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. Afrodiáspora, v. 3, n. 6-7, p. 41-49, 1985.
NELSON, Adele. Forming Abstraction: Art and Institutions in Postwar Brazil. Oakland: University of California Press, 2022.
OITICICA, Hélio. Hélio Oiticica. Paris: Galerie Nationale du Jeu de paume, 1992.
OLEA, Héctor; RAMÍREZ, Mari Carmen (orgs.). Building on a Construct: The Adolpho Leirner Collection of Brazilian Constructive Art at the Museum of Fine Arts, Houston. Houston: Museum of Fine Arts, 2009.
OSORIO, Luiz Camillo. Olhar à margem: Caminhos da Arte Brasileira. São Paulo: Cosac Naify, 2016.
PAPADAKI, Stamo. The Work of Oscar Niemeyer. New York: Reinhold, 1950.
PEDROSA, Adriano. History, histórias. In PEDROSA, Adriano; TOLEDO, Tomás (orgs.). Histórias afro-atlânticas. São Paulo: MASP, vol. 1, 2018. p. 30-31.
PEDROSA, Adriano. Histórias mestiças são histórias descolonizadoras. In MORITZ SCHWARCZ, Lilia; PEDROSA, Adriano (orgs.). Histórias mestiças. Rio de Janeiro, Cobogó, 2015. p. 25-31.
PEDROSA, Mário. Obra crítica, vol. 1: Das tendências sociais da arte à natureza afetiva da forma (1927 a 1951). São Paulo: Companhia das Letras, 2023.
PEDROSA, Mário. Mário Pedrosa: Primary Documents. New York: MoMA, 2016.
PEDROSA, Mário. Política das artes: Textos Escolhidos I. São Paulo: Edusp, 1995.
PEDROSA, Mário. Arte: Ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2015a.
PEDROSA, Mário. Arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, 2015b.
PEDROSA, Mário. Modernidade cá e lá. São Paulo: Edusp, 2000.
PEDROSA, Mário. Acadêmicos e modernos. São Paulo: Edusp, 1998.
PEDROSA, Mário. Forma e percepção estética. São Paulo: Edusp, 1996.
PEDROSA, Mário. Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília. São Paulo: Perspectiva, 1981.
PEDROSA, Mário. Mundo, homem, arte em crise. São Paulo: Perspectiva, 1975.
PONTUAL, Roberto. Roberto Pontual: obra crítica. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.
REFSKOU, Anne Sophie et al. (orgs.). Eating Shakespeare: Cultural Anthropophagy as Global Methodology. London: The Arden Shakespeare, 2019.
REZENDE, Renato (org.). Arte contemporânea brasileira (2000–2020): agentes, redes, ativações, rupturas. Rio de Janeiro: Circuito, 2021.
FREITAS, Rosana de (org.). Reynaldo Roels Jr.: crítica reunida. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna, 2010.
SANTOS, Laymert Garcia dos. O sistema de arte e a exigência dos novos tempos. Madri, 17 de fevereiro de 2008.
SHTROMBERG, Elena. Art Systems: Brazil and the 1970s. Austin: University of Texas Press, 2016.
SILVA, Renato Rodrigues da. Debating Neoconcretism. Third Text, Oxfordshire, v. 36, p. 477-496, 2022.
SILVA, Renato Rodrigues da. New Perspectives on Brazilian Constructivism. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2021.
SILVA, Renato Rodrigues da. Ferreira Gullar’s Non-Object, or how Neoconcrete Poetry Became One with the World. Word & Image, London, v. 29, n. 3, p. 257-272, 2013. https://doi.org/10.1080/02666286.2012.749634.
SIMÕES, João Miguel dos Santos. Azulejaria portuguesa no Brasil. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1965.
SMALL, Irene V. The Organic Line: Toward a Topology of Modernism. Princeton: Princeton University Press, 2024.
SMALL, Irene V. Insertions into Historiographic Circuits. October, Massachusetts, n. 161, p. 69-88, 2017. https://doi.org/10.1162/OCTO_a_00305
SMALL, Irene V. Hélio Oiticica: Folding the Frame. Chicago: University of Chicago Press, 2016.
SMITH, Robert Chester. Robert Smith e o Brasil: Arquitetura e Urbanismo. Brasília: Iphan, 2012a.
SMITH, Robert Chester. Robert Smith e o Brasil: Cartografia e Iconografia. Brasília: Iphan, 2012b.
STEEDS, Lucy. “Projeto Terra”: or Revisiting the Work of Art in the Age of Eco-logical Exposability?. Modos, Campinas, v. 7, n. 1, p. 193-215, 2023. https://doi.org/10.20396/modos.v7i1.8670568.
TERRA, Carlos Gonçalves, (org.). Arquivos da Escola de Belas Artes 18. Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes, 2010.
THOMPSON, Robert Farris. Flash of the Spirit: African and Afro-American Art and Philosophy. New York: Random House, 1983.
VASCONCELLOS, Jorge. A Lança e o arco, ou por um devir-quilombista da arte. Farol, Vitória, v. 17, n. 24, p. 39-44, 2021.
VENÂNCIO FILHO, Paulo. A presença da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
WHITELEGG, Isobel. The Bienal de São Paulo: Unseen/Undone (1969-1981). Afterall, London, v. 22, p. 106-113, 2009.
WISNIK, Guilherme. 2009. Estado crítico: à deriva nas cidades. São Paulo: Publifolha, 2009.
ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 1983.
ZANINI, Walter. Walter Zanini: Vanguardas, Desmaterialização, Tecnologias na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2018.
ZIELINSKY, Mônica. La critique d’art contemporaine au Brésil: Enjeux, parcours et perspectives. 1998. Tese Doutorado em História da Arte) – Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, Paris. 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Roberto Conduru

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.