Fios, tropos e máscaras: a historiografia das artes plásticas do Brasil nas marés da globalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.234643

Palavras-chave:

Arte no Brasil, Historiografia da arte, Historiografia da arte no Atlântico Norte, Historiografia da arte no Brasil, Historiografia das artes plásticas do Brasil

Resumo

O artigo foca na historiografia das artes plásticas do Brasil a partir da década de 1990, quando instituições na Europa e nos EUA começaram a apresentá-la com mais frequência em meio à crescente globalização do sistema artístico. Casos extremos são destacados para demonstrar como acadêmicos baseados fora do Brasil estão  ajudando a construir um cânone artístico que contrasta e ultrapassa o cânone delineado em coleções, exposições, publicações acadêmicas do país. Em seguida, são ressaltados desafios, ações e feitos de pesquisadores baseados no país que têm enfrentado os impasses historiográficos nas encruzilhadas da globalização.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberto Conduru, Southern Methodist University

    Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense, mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, especialista em História da Arte e da Arquitetura no Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Referências

ALVAREZ, Mariola V. The Affinity of Neoconcretism: Interdisciplinary Collaborations in Brazilian Modernism, 1954-1964. Oakland: University of California Press, 2023.

ALVAREZ, Mariola V. Minor Transnational Brazilian Art: Lyrical Abstraction and the Case of Manabu Mabe. Third Text, Oxfordshire, v. 30, p. 76-89, 2016.

AMARAL, Aracy. Textos do Trópico de Capricórnio: Artigos e Ensaios (1980-2005). São Paulo: Editora 34, 2006.

ANAGNOST, Adrian. Spatial Orders, Social Forms: Art and City Space in Modern Brazil. New Haven: Yale University Press, 2022.

ANREUS, Alejandro et al. (orgs.). A Companion to Modern and Contemporary Latin American and Latina/o Art. New Jersey: John Wiley & Sons, 2021.

ARAUJO, Olívio Tavares de. O olhar amoroso. Textos sobre arte brasileira. São Paulo: Momesso Edições de Arte, 2002.

ASBURY, Michael. Today Is Always Yesterday: Contemporary Brazilian Art. London: Reaktion Books, 2024.

ASBURY, Michael. Form and Sensibility: Discursive Discrepancies in Concrete and Neoconcrete Art. In: BESSA, Antonio Sergio (org.). The Making of Concretism in Brazil. New York: Fordham University Press, 2021. p. 35-58.

ASBURY, Michael. Neoconcretism and Minimalism: On Ferreira Gullar’s Theory of the Non-Object. In: MERCER, Kobena (org.). Cosmopolitan Modernisms. Cambridge: MIT Press, 2005. p. 174-189.

ASBURY, Michael. An Experimental Exercise of Liberty. Sculpture & Installation, v. 5, p. 68-69, 2000.

BACHMANN, Pauline. Pure Leiblichkeit – Brasiliens Neokonkretismus (1957-1967). Bern: Peter Lang, 2019.

BASBAUM, Ricardo. Arte contemporânea brasileira (1970-1999): texturas, dicções, ficções, estratégias. São Paulo: Circuito, 2021.

BASBAUM, Ricardo. Quem é que vê nossos trabalhos?. In FERREIRA, Glória; PESSOA, Fernando (orgs.). Criação e Crítica. Vila Velha: Museu Vale, Rio de Janeiro: Suzy Muniz Produções, 2009. p. 200-208.

BASBAUM, Ricardo. Arte contemporânea brasileira: texturas, dicções, ficções, estratégias. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.

BAZIN, Germain. Aleijadinho et la Sculpture Baroque au Brésil. Paris: Éditions du Temps, 1963.

BITTENCOURT, Francisco. Arte-dinamite. Rio de Janeiro: Tamanduá Arte, 2016.

BERBARA, Maria (org.). Sacrifice and Conversion in the Early Modern Atlantic World. Cambridge: Harvard University Press, 2022.

BORJA-VILLEL, Manuel J.; MAYO, Nuria Enguita (orgs.). Lygia Clark. Barcelona: Fundació Antoni Tàpies, 1997.

BOUDON-MACHEL, Marion (org.). Dossier “Le Brésil.” Perspective. La revue de l’INHA, Paris, v. 2, p. 205-214, 2013.

BRETT, Guy. Brasil experimental: Arte/Vida, Proposições e Paradoxos. Rio de Janeiro: Contracapa, 2005.

BRITO, Ronaldo. Neo-concretism, Apex and Rupture of the Brazilian Constructive Project. October, Massachusetts, v. 161, p. 89-142, 2017.

BRITO, Ronaldo. Experiência crítica. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

BUONO, Amy. 2014. Interpretative ingredients: Formulating art and natural history in early modern Brazil. Journal of Art Historiography, Birmingham, v. 11, p. 1-21, 2014.

CABAÑAS, Kaira M. Aprender com a loucura: modernismo brasileiro e a arte contemporânea global. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2023.

CABAÑAS, Kaira M. Learning from Madness: Brazilian Modernism and Global Contemporary Art. Chicago: University of Chicago Press, 2018.

CALIRMAN, Claudia. Brazilian Art under Dictatorship: Antonio Manuel, Artur Barrio, and Cildo Meireles. Durham: Duke University Press, 2012.

CANDELA, Iria (org.). Lygia Pape: A Multitude of Forms. New York: Metropolitan Museum of Art, 2017.

CARDOSO, Rafael. Modernidade em preto e branco: arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

CARDOSO, Rafael. Modernity in Black and White: Art and Image, Race and Identity in Brazil, 1890-1945. Cambridge: Cambridge University Press, 2021.

CARDOSO, Rafael. Why Have There Been No Great Portuguese-Language Art Historians?. Art History, New Jersey, n. 42, p. 178-184, 2019. https://doi.org/10.1111/1467-8365.12418

CHAMBERS, Eddie (org.). The Routledge Companion to African Diaspora Art History. London: Taylor & Francis, 2024.

CHIARELLI, Tadeu. Arte internacional brasileira. São Paulo: Lemos Editorial, 1999.

COCCO, Giuseppe; CAVA, Bruno. New Neoliberalism and the Other: Biopower, Anthropophagy, and Living Money. Lanham: Lexington Books, 2018.

CONDURU, Roberto. Pérolas negras, outras voltas – experiências artísticas e culturais nos fluxos entre África e Brasil. Belo Horizonte: Relicário, 2024.

CONDURU, Roberto. Roda and Terreiro: The historiography of Brazil’s visual arts at the crossroads of globalization. Arts, Basel, v. 12, n. 3, p. 103, 2023. https://doi.org/10.3390/arts12030103.

CONDURU, Roberto. The Belated Pioneering Criticism of Afro-Brazilian Art. Art in Translation, London, v. 14, p. 1-7, 2022. https://doi.org/10.1080/175613, 10.2022.2049076.

CONDURU, Roberto. Pérolas negras, primeiros fios – experiências artísticas e culturais nos fluxos entre África e Brasil. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.

CONDURU, Roberto. Janela baça: a Bienal de São Paulo e seu formato recente. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 52, p. 67-79, 1998.

D’ALESSANDRO, Stephanie; ORAMAS, Luis Pérez (orgs.). Tarsila do Amaral: Inventing Modern Art in Brazil. New York: The Museum of Modern Art, 2017.

DARDASHTI, Abigail Lapin; MAGALHÃES, Ana (orgs.). Dossiê Le populaire et le modern: l’art brésilien, 1950-1980. Brésil(s), Paris, v. 19, 2021. https://doi.org/10.4000/bresils.9157

DARDASHTI, Abigail Lapin. Family Unity and Black Activism in the Favela: Januário Garcia’s Photographs of the Morro do Salgueiro, Rio de Janeiro, 1983-1984. History of Photography, London, v. 44, p. 287-308, 2020.

DAVIS, Ben. ‘Foreigners Everywhere,’ unpacked: what the Venice Biennale’s flipped art history really means. Artnet, [S.l.], 15 de maio 2024a. Disponível em: https://news.artnet.com/art-world-archives/venice-biennale-foreigners-everywhere-part-1-2485123. Acesso em: 20 dez. 2024.

DAVIS, Ben. ‘Foreigners Everywhere,’ unpacked: on the ‘Brazilianization’ of the art world. Artnet, [S.l.], 31 de maio de 2024b. Disponível em: https://news.artnet.com/art-world-archives/foreigners-everywhere-unpacked-venice-biennale-review-part-3-2485132. Acesso em: 20 dez. 2024.

DUARTE, Paulo Sergio. No mundo sem chão: escritos sobre arte. Rio de Janeiro: Cobogó, 2023.

DUARTE, Paulo Sergio. Paulo Sergio Duarte – A trilha da trama e outros textos de arte. Rio de Janeiro: Funarte, 2004.

FARIAS, Agnaldo (org.). Icleia Borsa Cattani. Rio de Janeiro: Funarte, 2004.

FERRARI, Ludmila. Un instante indómito: arquitectura, soberanía y différance en Brasília. Latin American and Latinx Visual Culture, California, v. 6, n. 3, p. 20-46, 2024. https://doi.org/10.1525/lavc.2024.6.3.20.

FERREIRA, Arthur Arruda Leal. Anthropophagy: A Singular Concept to Understand Brazilian Culture and Psychology as Specific Knowledge. History of Psychology, Washington, DC, v. 18, n. 4, p. 327-336, 2015. https://doi.org/10.1037/a0039601.

FERREIRA, Glória (org.). Crítica de arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006.

FIALHO, Ana Letícia. Le Brésil est-il sur la carte de l?art contemporain?. In QUEMIN, Alain (org.). La Sociologie des Arts Visuels au Brésil. Paris: L’Harmattan, 2014. p. 139-167.

FIALHO, Ana Letícia. As exposições internacionais de arte brasileira: Discursos, práticas e interesses em jogo. Sociedade e Estado, São Paulo, v. 20, pp. 689-713, 2005a. https://doi.org/10.1590/S0102-69922005000300008.

FIALHO, Ana Letícia. Brazil in the MoMA Collection. An analysis of the insertion of Brazilian art in an international art institution. Springerin, Wien, n. 3, 2005b. https://www.springerin.at/en/2005/3/gesammelte-tropen/. Acesso em 15 fev. 2023.

GABARA, Esther. Errant Modernism: The Ethos of Photography in Mexico and Brazil. Durham: Duke University Press, 2008.

GILBERT, Zanna et al (orgs.). Purity Is a Myth: The Materiality of Concrete Art from Argentina, Brazil, and Uruguay. Los Angeles: Getty Research Institute, 2021.

GUERRA, Abilio (org.). Textos fundamentais sobre história da arquitetura moderna brasileira. São Paulo: Romano Guerra, 2010.

GULLAR, Ferreira. Relâmpagos – dizer o ver. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

HERKENHOFF, Paulo (org.). XXIV Bienal de São Paulo − Núcleo Histórico: Antropofagia e Histórias de Canibalismo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1998.

HUCHET, Stéphane. Présence de l’art brésilien. Histoire et visibilité internationale, 20/21 siècles. Cahiers du Centre Pierre Francastel, Paris, v. 5-6, p. 229-246, 2007.

ARS. São Paulo: ECA, v. 15, n. 30, 2017.

JONES, Caroline. Anthropophagy in São Paulo’s Cold War. ARTMargins, Massachusetts, v. 2, n. 1, p. 37-57, 2013. https://doi.org/10.1162/ARTM_a_00031.

KATZENSTEIN, Inés; GARCÍA, María Amalia García (orgs.). Sur Moderno: Journeys of Abstraction, The Patricia Phelps de Cisneros Gift. New York: The Museum of Modern Art, 2019.

LE BLANC, Aleca. Forming Abstraction: Art and Institutions in Postwar Brazil, by Adele Nelson; Constructing Latin America: Architecture, Politics, and Race at the Museum of Modern Art, by Patricio del Real; Modernity for the Masses: Antonio Bonet’s Dreams for Buenos Aires, by Ana María León; and Spatial Orders, Social Forms: Art and the City in Modern Brazil, by Adrian Anagnost. The Art Bulletin, London, v. 105, n. 3, p. 138-143, 2023. https://doi.org/10.1080/00043079.2023.2228639.

LE BLANC, Aleca. A History of the Field. In GILBERT, Zanna et al (orgs.). Purity Is a Myth: The Materiality of Concrete Art from Argentina, Brazil, and Uruguay. Los Angeles: Getty Research Institute, 2021. p. 263-277.

LEIRNER, Sheila. Arte e seu tempo. São Paulo: Perspectiva, 1991.

MAJLUF, Natalia. La descolonización por absorción: el núcleo histórico de la 60 Bienalde Venecia. Trama… espacio de crítica y debate, Lima, 2024. https://tramacritica.pe/critica/2024/05/02/la-descolonizacion-por-absorcion-el-nucleo-historico-de-la-60-bienal-de-venecia/. Acesso em: 7 maio de 2024.

MAMMÌ, Lorenzo. O que resta: Arte e Crítica de Arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

MARTINS, Sérgio B (org.). Bursting on the Scene: An Introduction. Third Text, Oxfordshire, v. 26, p. 1-4, 2012. https://doi.org/10.1080/09528822.2012.641215.

MARTINS, Sérgio B. Letter to the editor regarding Professor Caroline A. Jones’s article ‘Anthropophagy in São Paulo’s Cold War’. ARTMargins, Massachusetts, v. 2, n. 1, 2014. https://artmargins.com/letter-to-the-editor/.

Acesso em: 2 fev 2019.

MARTINS, Sérgio B. Constructing an Avant-Garde: Art in Brazil, 1949–1979.Cambridge: MIT Press, 2013.

MENEZES, Hélio. Exposições e críticos de arte afro-brasileira: Um conceito em disputa. In PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, André (orgs.). Histórias afro-atlânticas: vol. 2, antologia. São Paulo: MASP, 2018,

pp. 575-593.

SEFFRIN, Frederico. Frederico Morais. Rio de Janeiro: Funarte, 2004.

MOURA, Flavio Rosa de. Obra em construção: O Neoconcretismo e a Arte Contemporânea no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2021.

NAVES, Rodrigo. O vento e o moinho. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

NAVES, Rodrigo. Um azar histórico: Sobre a recepção das obras de Hélio Oiticica e Lygia Clark. Novos Estudos Cebrap, São Paulo, n. 64, p. 5-21, 2002.

NASCIMENTO, Abdias do. O quilombismo. Petrópolis: Vozes, 1980.

NASCIMENTO, Maria Beatriz. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. Afrodiáspora, v. 3, n. 6-7, p. 41-49, 1985.

NELSON, Adele. Forming Abstraction: Art and Institutions in Postwar Brazil. Oakland: University of California Press, 2022.

OITICICA, Hélio. Hélio Oiticica. Paris: Galerie Nationale du Jeu de paume, 1992.

OLEA, Héctor; RAMÍREZ, Mari Carmen (orgs.). Building on a Construct: The Adolpho Leirner Collection of Brazilian Constructive Art at the Museum of Fine Arts, Houston. Houston: Museum of Fine Arts, 2009.

OSORIO, Luiz Camillo. Olhar à margem: Caminhos da Arte Brasileira. São Paulo: Cosac Naify, 2016.

PAPADAKI, Stamo. The Work of Oscar Niemeyer. New York: Reinhold, 1950.

PEDROSA, Adriano. History, histórias. In PEDROSA, Adriano; TOLEDO, Tomás (orgs.). Histórias afro-atlânticas. São Paulo: MASP, vol. 1, 2018. p. 30-31.

PEDROSA, Adriano. Histórias mestiças são histórias descolonizadoras. In MORITZ SCHWARCZ, Lilia; PEDROSA, Adriano (orgs.). Histórias mestiças. Rio de Janeiro, Cobogó, 2015. p. 25-31.

PEDROSA, Mário. Obra crítica, vol. 1: Das tendências sociais da arte à natureza afetiva da forma (1927 a 1951). São Paulo: Companhia das Letras, 2023.

PEDROSA, Mário. Mário Pedrosa: Primary Documents. New York: MoMA, 2016.

PEDROSA, Mário. Política das artes: Textos Escolhidos I. São Paulo: Edusp, 1995.

PEDROSA, Mário. Arte: Ensaios. São Paulo: Cosac Naify, 2015a.

PEDROSA, Mário. Arquitetura. São Paulo: Cosac Naify, 2015b.

PEDROSA, Mário. Modernidade cá e lá. São Paulo: Edusp, 2000.

PEDROSA, Mário. Acadêmicos e modernos. São Paulo: Edusp, 1998.

PEDROSA, Mário. Forma e percepção estética. São Paulo: Edusp, 1996.

PEDROSA, Mário. Dos murais de Portinari aos espaços de Brasília. São Paulo: Perspectiva, 1981.

PEDROSA, Mário. Mundo, homem, arte em crise. São Paulo: Perspectiva, 1975.

PONTUAL, Roberto. Roberto Pontual: obra crítica. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.

REFSKOU, Anne Sophie et al. (orgs.). Eating Shakespeare: Cultural Anthropophagy as Global Methodology. London: The Arden Shakespeare, 2019.

REZENDE, Renato (org.). Arte contemporânea brasileira (2000–2020): agentes, redes, ativações, rupturas. Rio de Janeiro: Circuito, 2021.

FREITAS, Rosana de (org.). Reynaldo Roels Jr.: crítica reunida. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna, 2010.

SANTOS, Laymert Garcia dos. O sistema de arte e a exigência dos novos tempos. Madri, 17 de fevereiro de 2008.

SHTROMBERG, Elena. Art Systems: Brazil and the 1970s. Austin: University of Texas Press, 2016.

SILVA, Renato Rodrigues da. Debating Neoconcretism. Third Text, Oxfordshire, v. 36, p. 477-496, 2022.

SILVA, Renato Rodrigues da. New Perspectives on Brazilian Constructivism. Newcastle: Cambridge Scholars Publishing, 2021.

SILVA, Renato Rodrigues da. Ferreira Gullar’s Non-Object, or how Neoconcrete Poetry Became One with the World. Word & Image, London, v. 29, n. 3, p. 257-272, 2013. https://doi.org/10.1080/02666286.2012.749634.

SIMÕES, João Miguel dos Santos. Azulejaria portuguesa no Brasil. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1965.

SMALL, Irene V. The Organic Line: Toward a Topology of Modernism. Princeton: Princeton University Press, 2024.

SMALL, Irene V. Insertions into Historiographic Circuits. October, Massachusetts, n. 161, p. 69-88, 2017. https://doi.org/10.1162/OCTO_a_00305

SMALL, Irene V. Hélio Oiticica: Folding the Frame. Chicago: University of Chicago Press, 2016.

SMITH, Robert Chester. Robert Smith e o Brasil: Arquitetura e Urbanismo. Brasília: Iphan, 2012a.

SMITH, Robert Chester. Robert Smith e o Brasil: Cartografia e Iconografia. Brasília: Iphan, 2012b.

STEEDS, Lucy. “Projeto Terra”: or Revisiting the Work of Art in the Age of Eco-logical Exposability?. Modos, Campinas, v. 7, n. 1, p. 193-215, 2023. https://doi.org/10.20396/modos.v7i1.8670568.

TERRA, Carlos Gonçalves, (org.). Arquivos da Escola de Belas Artes 18. Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes, 2010.

THOMPSON, Robert Farris. Flash of the Spirit: African and Afro-American Art and Philosophy. New York: Random House, 1983.

VASCONCELLOS, Jorge. A Lança e o arco, ou por um devir-quilombista da arte. Farol, Vitória, v. 17, n. 24, p. 39-44, 2021.

VENÂNCIO FILHO, Paulo. A presença da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

WHITELEGG, Isobel. The Bienal de São Paulo: Unseen/Undone (1969-1981). Afterall, London, v. 22, p. 106-113, 2009.

WISNIK, Guilherme. 2009. Estado crítico: à deriva nas cidades. São Paulo: Publifolha, 2009.

ZANINI, Walter (org.). História geral da arte no Brasil. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 1983.

ZANINI, Walter. Walter Zanini: Vanguardas, Desmaterialização, Tecnologias na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2018.

ZIELINSKY, Mônica. La critique d’art contemporaine au Brésil: Enjeux, parcours et perspectives. 1998. Tese Doutorado em História da Arte) – Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, Paris. 1998.

Downloads

Publicado

2025-03-10

Edição

Seção

Dossiê Deslocamentos da História e da Crítica de Arte: 1970-2020

Como Citar

Conduru, R. (2025). Fios, tropos e máscaras: a historiografia das artes plásticas do Brasil nas marés da globalização. ARS (São Paulo), 23, e-234643. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.234643