Em duplo eixo: entre a sensação e o conceito
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.235214Palavras-chave:
Arte conceitual, Arte contemporânea, Arte dos anos 1980, crítica de arte, Texto de artistaResumo
Tomando como referência algumas questões colocadas em minha entrevista no livro O Papel da Crítica na Formação de um Pensamento Contemporâneo de Arte no Brasil na Década de 1970 (2023), porém em conexão direta com a posição desenvolvida enquanto artista nas últimas décadas, problemas da crítica e da teoria da arte serão aqui organizados a partir das relações concretas e materiais envolvidas na produção dos trabalhos, sob a perspectiva de uma ação que é ao mesmo tempo sensorial e conceitual. Serão desdobrados, entre outros tópicos: as relações entre problemas do circuito de arte dos anos 1970 e 1980; o “desaparecimento” do crítico frente ao curador; as mutações do circuito de arte no final do século XX e início do século XXI; e o investimento em uma imagem do artista que compreende esse agente como além do mero produtor de obras de arte.
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