O método errático: uma conversa com João Luiz Musa sobre a sua prática artística e o ensino da fotografia na universidade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.236609Palavras-chave:
Ensino de arte, Fotografia, Fotografia na universidadeResumo
João Luiz Musa (1951, São Paulo, Brasil) é uma referência para a fotografia latino-americana. Sua atuação intelectual une prática, teoria e ensino. Como fotógrafo e professor, contribuiu na formação de gerações de profissionais e pesquisadores. Na Universidade de São Paulo, estabeleceu os laboratórios de fotografia analógica e digital, criou os currículos para disciplinas de fotografia e coordena o Grupo de Pesquisa de Impressão Fotográfica. Expôs seu trabalho em museus, galerias e publicou inúmeros livros. Na entrevista, realizada em 2024 por Lucas Eskinazi e Marcelo Schellini, Musa faz reflexões sobre a sua trajetória como artista, a linguagem fotográfica e seu ensino na Universidade, os conflitos em manter a prática artística e a docência e os desafios da transmissão do conhecimento.
Downloads
Referências
L’année dernière à Marienbad (1961), Dir: Alain Resnai, Roteiro: Alain Robbe-Grillet, França, 1”34’, Son., Pb.
MUSA, João Luiz. O leão na praça. 2020. Tese (Livre-docência) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2020.
MUSA, João Luiz. Um inverno (1973-1974). São Paulo: Edusp, 2010.
MUSA, João Luiz. O viajante e as cidades. 1999. Tese (Doutorado em Artes Plásticas) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
SCHELLINI, Marcelo; ESKINAZI, Lucas. O mundo como imagem e a imagem do mundo: fotografando o Google Street View. ARS, São Paulo, v. 22, e221298, 2024. Disponível em: https://revistas.usp.br/ars/article/view/221298. Acesso em: 3 nov. 2025.
WESTERBECK, Colin; MEYEROWITZ, Joel. Bystander: A history of street photography. London: Laurence King Publishing, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Lucas Eskinazi, Marcelo Schellini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.
