O machado esquece, a árvore recorda: arte, alegoria e ancestralidade na produção de Denis Moreira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.237403

Palavras-chave:

Denis Moreira, Arte afrodiaspórica no Brasil, Arte contemporânea e alegoria, Alegoria, Arte contemporânea brasileira

Resumo

A partir da reflexão sobre a obra Manuel Querino Dan (2024), do jovem artista paulista Denis Moreira, o texto propõe um estudo sobre a produção de Moreira tendo como diretrizes, por um lado, determinados aspectos da arte afrodiaspórica no Brasil e, por outro, a utilização por parte de artistas contemporâneos de procedimentos alegóricos para a produção de suas obras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tadeu Chiarelli, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Tadeu Chiarelli é Professor Sênior no PPGAV ECA-USP. Foi chefe do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. Curador chefe do Museu de Arte Moderna de São Paulo entre 1996 e 2000; Diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP entre 2010 e 2014; Diretor Geral da Pinacoteca de São Paulo entre 2015 e 2017.

Referências

BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção. A explicação histórica dos quadros. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

BUCHLOH, Benjamin. Procedimentos alegóricos: apropiación y montaje em el arte contemporâneo. [1982]. In

BUCHLOH, Benjamin. Formalismo e historicidade. Modelos y métodos em el arte del siglo XX. Madrid: Akal Ediciones, 2014.

CHIARELLI, Tadeu (cur.). Panorama de arte atual brasileira 1997. São Paulo: Museu de Arte Moderna de São Paulo, 1997.

CHIARELLI, Tadeu. Concreto, neoconcreto: a semantização continua. ARTE!Brasileiros, São Paulo, 11 fev. 2021. Disponível em: https://artebrasileiros.com.br/opiniao/conversa-de-barr/concreto-neoconcreto-a-semantizacao-continua/.

CHIARELLI, Tadeu. A virada decolonial na arte brasileira: considerações para atiçar o debate. ARTE!Brasileiros. São Paulo, 9 fev. 2023. Disponível em: https://artebrasileiros.com.br/opiniao/conversa-de-barr/a-virada-decolonial-na-arte-brasileira-consideracoes-para-aticar-o-debate/

CHIARELLI, Tadeu. Sidney Amaral: entre a afirmação e a imolação. ARTE!Brasileiros. São Paulo, 8 out. 2018. Disponível em: https://artebrasileiros.com.br/arte/artigo/sidney-amaral-entre-a-afirmacao-e-a-imolacao/ ;

GIUNTA, Andrea (cur.). Mulheres radicais: arte latino-americana, 1960-1985. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2018.

GIUNTA, Andrea; SIMÕES, Igor (Ed.). Rosana Paulino. Amefricana. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: MALBA, 2024.

GOMBRICH, E. H. Imagen y palabra en el arte del siglo 20. In GOMBRICH, E. H. Temas de nuestro tiempo. Propuestas del siglo 20 acerca del saber y del arte. Madrid: Editorial Debate, 1997.

GONZALES, Julieta. Memories of undervelopment: Art and the decolonial turn, 1960-1985. In CALEMAN, Patrick (ed.). Memories of undervelopment: Art and the decolonial turn, 1960-1985. Memorias del subdesarollo. Art y el giro decolonial en America Latina 1960/1985. San Diego; Museum of Contemporary Art San Diego. September 17, 2017 to Februrary 4, 2028.

HANSEN, João Adolfo. Alegoria. Construção e interpretação da metáfora. Campinas: Hedra; Ed Unicamp, 2006.

LESSING, Gotthold E. Laocoonte. (Ed. preparada por Eustaquio Barjau). Madrid: Editora Nacional, 1977.

NASCIMENTO, Abdias. O Quilombismo. Documentos de uma militância Pan-Africanista. 3ª. São Paulo: Ed. Perspectiva; Rio de Janeiro: Ipeafro, 2019.

NASCIMENTO, Elisa Larkin/Gá, Luiz Carlos. Adinkra. Sabedoria em símbolos africanos. 2ª. Rio de Janeiro: Cobogó/Ipeafro, 2022.

OWENS, Craig. The allegorical impulse: toward a theory of postmodernism. In WALLIS, Brian. Art after modernism: rethinking representation. New York: The New Museum of Contemporary Art, 1986.

PAULA, Maíra Vieira. Deslocamento, justaposição e suspensão: considerações iniciais acerca da apropriação fotográfica na poética de Rosana Paulino. In GALLY, Miguel (et. Al.). Estéticas das viagens. Belo Horizonte: ABRE – Associação Brasileira de Estética, (livro eletrônico).

PAULA, Maíra Vieira. Apropriação fotográfica e fabulação crítica: as estratégias poéticas de Rosana Paulino e Saidiya Hartman. Anais do XII Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte, 2022. São Paulo. Anais Eletrônicos, Campinas, Galoá, 2022 (Publicação eletrônica).

PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda (eds.). Abdias Nascimento: um artista panamefricano. São Paulo: Museu de Arte de São Paulo, 2022.

PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos orixás. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

RIBEIRO, Luciara. Fragmentos de um real particular. ZUM, 24, abr. 2023, p.84 e segs.

SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar: ensaios selecionados. 1ª ed. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2014.

XAVIER, Ismail. Alegoria, modernidade e nacionalismo. In Revista Novos Rumos. São Paulo: ano8 n. 16, 1990.

Downloads

Publicado

2025-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Chiarelli, T. (2025). O machado esquece, a árvore recorda: arte, alegoria e ancestralidade na produção de Denis Moreira. ARS (São Paulo), 23, e-237403. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.237403