Crítica de arte: um modo singular de produção de escrita
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.244022Palavras-chave:
Arte Moderna, Arte Contemporânea, Crítica de Arte, Público de ArteResumo
O texto examina o ocaso contemporâneo da crítica de arte, gênero literário ao qual a modernidade do século XIX havia conferido extraordinária potência crítica, nascido sob os auspícios de uma nascente cultura de massas e tendo alcançado plena maturidade cultural entre os anos 1930 e 1970. Argumenta que os primeiros sinais desse ocaso teriam vindo à tona no último quartel do século XX, e que eles estariam ligados ao surgimento de um onipresente sistema da arte e da cultura, que desde então se teria firmado como uma nova esfera pública da arte. O recuo da crítica de arte (ao menos nos termos em que a modernidade a forjara) estaria, conforme aduz a autora, crucialmente ligado ao desaparecimento do modo de produção do próprio trabalho de arte tal como se forjara na modernidade. A saída de cena dessa modalidade de escrita ensaística notavelmente influente na arte do século XX estaria ainda associada, conforme conclui a autora, à profissionalização e cerrada institucionalização do ambiente artístico e cultural encetadas naquele período, fatores graças aos quais a produção artística passara a emergir imediatamente para uma nova e onipresente esfera da cultura, com sua constelação lábil e diversificada de novos atores que doravante se introduziam como mediadores entre essa produção e o público.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
CRARY, Jonathan. Modernity and The Problem of The Observer. In: Techniques of The Observer: On Vision and Modernity in the Nineteenth Century. Cambridge, Massachusetts: MIT Press, 1992, p. 1-24.
DANTO, Arthur C. Da filosofia à crítica de arte. Tradução: Daniela Kern. Revista Porto Arte: Porto Alegre, v. 16, nº 27, nov. 2009, p. 7-12. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/18183/10695 . Acesso em: 18 dez. 2025.
SALZSTEIN, Sônia; BENETTI, Liliane et. al. Histórias da arte sem lugar. ARS (São Paulo), vol. 19, n. 42, 2021.
VALÉRY, Paul. O problema dos museus. ARS (São Paulo), vol. 6, n. 12, p. 31-34. https://doi.org/10.1590/S1678-53202008000200003. Disponível em: https://revistas.usp.br/ars/article/view/3039. Acesso em: 10 dez. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sônia Salzstein

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.
