Crítica de arte: um modo singular de produção de escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.244022

Palavras-chave:

Arte Moderna, Arte Contemporânea, Crítica de Arte, Público de Arte

Resumo

O texto examina o ocaso contemporâneo da crítica de arte, gênero literário ao qual a modernidade do século XIX havia conferido extraordinária potência crítica, nascido sob os auspícios de uma nascente cultura de massas e tendo alcançado plena maturidade cultural entre os anos 1930 e 1970. Argumenta que  os primeiros sinais desse ocaso teriam vindo à tona no último quartel do século XX, e que eles estariam ligados ao surgimento de um onipresente sistema da arte e da cultura, que desde então se teria firmado como uma nova esfera pública da arte. O recuo da crítica de arte (ao menos nos termos em que a modernidade a forjara) estaria, conforme aduz a autora, crucialmente ligado ao desaparecimento do modo de produção do próprio trabalho de arte tal como se forjara na modernidade. A saída de cena dessa modalidade de escrita ensaística notavelmente influente na arte do século XX estaria ainda associada, conforme conclui a autora, à profissionalização e cerrada institucionalização do ambiente artístico e cultural encetadas naquele período, fatores graças aos quais a produção artística passara a emergir imediatamente para uma nova e onipresente esfera da cultura, com sua constelação lábil e diversificada de novos atores que doravante se introduziam como mediadores entre essa produção e o público.

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Biografia do Autor

  • Sônia Salzstein, Universidade de São Paulo

    Sônia Salzstein é Professora-Titular aposentada do Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, atuando nas áreas de História da Arte e Teoria da Arte. Publicou inúmeros estudos sobre arte moderna e contemporânea e sobre questões culturais ligadas à globalização e à modernização em contextos periféricos, tema central de sua tese de doutorado, defendida em 2001 no Departamento de Filosofia da FFLCH da USP. Trabalhou durante mais de quinze anos na gestão de instituições culturais públicas no Brasil. Coordenou, junto à Editora Cosac Naify, a Coleção Outros Critérios, dedicada principalmente à arte moderna e contemporânea, tendo organizado, entre outras antologias, a obra Diálogos com Iberê Camargo (2004), Modernismos, reunindo
    ensaios de T.J. Clark (2006) e Matisse/Imaginação, erotismo e visão decorativa (2009). Foi curadora de exposições de Tarsila do Amaral, Mira Schendel, Iberê Camargo, Alfredo Volpi, Antonio Dias, entre outras.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2025-12-23

Edição

Seção

Dossiê Deslocamentos da História e da Crítica de Arte: 1970-2020

Como Citar

Salzstein, S. (2025). Crítica de arte: um modo singular de produção de escrita. ARS (São Paulo), 23, e-244022. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.244022