Arte do documentário e arte no documentário: anamorfose e ontologia

Autores

  • Eliska Altmann

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-53202012000100009

Palavras-chave:

documentário, arte, anamorfose, ontologia

Resumo

Interseções entre arte e documentário são discutidas no artigo por intermédio de quatro filmes brasileiros contemporâneos, subdivididos em duas formas semânticas: documentário de (ou feito por) artista e documentário sobre (cujo tema é um) artista. Com base em Folia no morro (2008), de Arthur Omar, Andarilho (2007), de Cao Guimarães, Cildo (2008), de Gustavo Rosa de Moura, e A obra de arte (2009), de Marcos Ribeiro, serão tratados os conceitos de anamorfose e ontologia, que compreendem formas "desenquadradas" e "enquadradas" de se fazer arte do documentário (ou documentário-arte) e arte no documentário (ou documentário sobre arte).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2012-01-01

Edição

Seção

Arte, tecnologia e novas mídias

Como Citar

Altmann, E. (2012). Arte do documentário e arte no documentário: anamorfose e ontologia. ARS (São Paulo), 10(19), 114-133. https://doi.org/10.1590/S1678-53202012000100009