Obra expandida: as vanguardas e o regime alográfico

Auteurs

  • Artur Freitas

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.64435

Mots-clés :

regimes de imanência, obras de arte, multiplicidade, alografia e autografia, vanguarda

Résumé

Este texto é um ensaio de interpretação a respeito do caráter “múltiplo” e “projetual” de determinadas obras de vanguarda a partir da “teoria dos regimes de imanência” de Nelson Goodman e Gérard Genette. Por hipótese, suporemos que a aceitação do chamado “regime alográfico” no âmbito das artes visuais tenha sido responsável, no contexto histórico das vanguardas, pelo surgimento de obras de arte “projetuais”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

  • Artur Freitas

    Artur Freitas é pesquisador em história da arte, professor doutor da Faculdade de Artes do Paraná da Universidade Estadual do Paraná (FAP/UNESPAR), professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PGHIS/UFPR – Mestrado e Doutorado) e autor de Arte de guerrilha (Edusp, no prelo), Solar da gravura (Medusa, 2011) e Tony Camargo (Berlendis & Vertecchia, 2011).

Références

Téléchargements

Publiée

2013-06-30

Numéro

Rubrique

Arte, tecnologia e novas mídias

Comment citer

Freitas, A. (2013). Obra expandida: as vanguardas e o regime alográfico. ARS (São Paulo), 11(21), 18-31. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.64435