Descrever para não explicar: o papel fundador de Anamorfas para a pesquisa em Poéticas Visuais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.167206Palavras-chave:
Universidade, Poéticas visuais, Perspectiva, Programa, AnamorfoseResumo
Por meio da análise de seu posicionamento e de suas estratégias de inserção na Universidade, o presente artigo coloca em perspectiva o papel fundador do trabalho de mestrado Anamorfas, da Profa. Dra. Regina Silveira, em relação à pesquisa em Poéticas Visuais na ECA-USP, como referência metodológica fundante para o programa de pós-graduação em Artes Visuais e seu desenvolvimento posterior, bem como para a problematização das formas de arquivo e circulação de produção acadêmica.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. O grau zero da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
BURGIN, Victor. Olhando fotografias. In FERREIRA, Gloria; COTRIM, Cecilia. Escritos de artistas: anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2006, p. 389-400.
DERRIDA, Jacques. A Universidade sem condição. São Paulo: Editora Estação Liberdade, 2003.
DERRIDA, Jacques. Pensar em não ver: escritos sobre as artes do visível. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
LACAN, Jacques. O Seminário Livro 1: Os escritos técnicos de Freud. São Paulo: Zahar, 1975.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O Olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naif, 2004.
PRADO, Gilbertto. Breve relato da Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP. ARS (São Paulo), vol. 7, n. 13, p. 88-101, 2009.
SILVA Junior, Nelson da. O abismo fonte do olhar. Revista Percurso, São Paulo, n. 23, 2/1999, p. 16-26.
SILVEIRA, Regina. Anamorfas: texto descritivo e apresentação. V. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1980.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2023 Gilberto Mariotti

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.
