Arte, instituições e espaço público
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2025.233695Palavras-chave:
Arte contemporânea, Instituições de arte, Mercado de arte, ResistênciaResumo
O texto discute a crescente separação entre os objetivos das instituições orientadas pelo mercado e o genuíno interesse pela arte, apontando para a diluição e dispersão das obras em museus e coleções. Ressalta a resistência da produção acadêmica e a dificuldade do mercado em sustentar trabalhos de artistas brasileiros. Por fim, defende a necessidade de estratégias individuais para preservar a integridade e a permanência da arte.
Downloads
Referências
BRETT, Guy. Kinetic Art: The Language Of Movement. Studio Vista, 1968.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 José Resende

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.
