A formação de diretores de arte no Brasil

Autori

  • Carolina Bassi de Moura Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v10i2p159-173

Parole chiave:

Direção de arte, Diretor(a) de arte, Formação superior, Cinema, Dramaturgia visual

Abstract

A formação em direção de arte no Brasil, atualmente, é tortuosa, intuitiva e fragmentada, dificultando o aprendizado do estudante, o trabalho do profissional no mercado de trabalho e podendo prejudicar a qualidade das produções. Este artigo faz um cruzamento de minha observação como profissional em produções cinematográficas e docente pesquisadora em universidades com a de outros profissionais da área acerca do tema. Serão usadas a minha tese A direção e a direção de arte, (MOURA, 2015), publicações (BRUTUCE; BOUILLET, 2017) (HAMBURGER, 2014) e debates específicos (SEMANA ABC, 2015 e 2018). Desejo com este artigo apontar necessidades desta formação, para que um pensamento possa ser melhor desenvolvido nas universidades, suprindo as carências apontadas.A formação em direção de arte no Brasil, atualmente, é tortuosa, intuitiva e fragmentada, dificultando o aprendizado do estudante, o trabalho do profissional no mercado de trabalho e podendo prejudicar a qualidade das produções. Este artigo faz um cruzamento de minha observação como profissional em produções cinematográficas e docente pesquisadora em universidades com a de outros profissionais da área acerca do tema. Serão usadas a minha tese A direção e a direção de arte, (MOURA, 2015), publicações (BRUTUCE; BOUILLET, 2017) (HAMBURGER, 2014) e debates específicos (SEMANA ABC, 2015 e 2018). Desejo com este artigo apontar necessidades desta formação, para que um pensamento possa ser melhor desenvolvido nas universidades, suprindo as carências apontadas.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Carolina Bassi de Moura, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO

    Mestre em Artes Cênicas pela ECA/USP, graduada em Comunicação Social – Rádio e TV pela UNESP. Pesquisadora, professora adjunta e coordenadora do Bacharelado em Cenograa e Indumentária da UNIRIO. Diretora de arte, cenógrafa e gurinista. Interessada na construção poética da imagem em cinema, TV, teatro, performance, fotograa, literatura, música e artes em geral.

Riferimenti bibliografici

Pubblicato

2020-12-31

Fascicolo

Sezione

Do Lado de Fora do Teatro

Come citare

Moura, C. B. de . (2020). A formação de diretores de arte no Brasil. Revista Aspas, 10(2), 159-173. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v10i2p159-173