Sobre a Revista

 

Foco e Escopo

A Biblioteca Escolar em Revista se dedica à divulgação especializada da área informacional, abrindo espaço a discussões interdisciplinares e interinstitucionais de temas relacionados à biblioteca escolar e leitura e possí­veis interfaces que permeiam as temáticas exploradas.

Além de artigos e relatos de pesquisa inéditos, a revista publica resenhas de livros, documentos especiais, entrevistas e traduções de autoria de docentes e pesquisadores, desde que aprovados em revisão cega por pares (double blind peer review) e pelo Comitê Editorial.


Biblioteca Escolar em Revista é um periódico nacional, de fluxo contínuo.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos Artigos encaminhados está condicionada a pareceres de ao menos dois membros do Conselho Editorial da revista ou de avaliadores convidados pela Comissão Editorial. Os procedimentos adotados pelo periódico para análise e aprovação de originais atendem as normas internacionalmente consagradas: avaliação cega por pares, reforcando impessoalidade, rigor científico e adequação editorial.

Pareceristas recebem originais anônimos para análise, ao passo que os autores têm no final do processo, acesso às avaliações de seus textos, também sem a identificação dos pares.

Na distribuição dos originais aos avaliadores serão evitadas situações de conflito de interesse ou outras que prejudiquem a análise competente e justa dos textos.

Não caberá recurso ao trabalho recusado.

 

Periodicidade

Fluxo contínuo

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.