Espaços e Ações das Bibliotecas Escolares no Âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Município de Dourados, MS
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2018.135222Palavras-chave:
Políticas educacionais, Plano de Ações Articuladas (PAR) –Bibliotecas escolaresResumo
O estudo em pauta objetiva analisar o processo de condução do Plano de Ações Articuladas (PAR), no 2º Ciclo (2011-2014) referente à infraestrutura física e pedagógica das bibliotecas escolares da Rede Municipal de Ensino de Dourados/MS. O desafio consiste em conhecer o desenvolvimento do processo e quais as implicações para a qualidade da educação do município. Estudos apontam fragilidades e dificuldades de compreensão dos requisitos contidos no PAR, resultantes do desconhecimento do bojo do programa, da falta de participação coletiva e na elaboração e acompanhamento do PAR, e de abertura no instrumento para a inclusão das especificidades das escolas. Dados demonstram que o município de Dourados desenvolveu diversas ações relacionadas às propostas na Dimensão 4 do PAR – Infraestrutura e Recursos pedagógicos, resultando na melhoria da qualidade das bibliotecas existentes, na construção e na ampliação de espaços específicos para novas bibliotecas. Na visão dos gestores tais ações contribuíram para a melhoria do processo de ensino de modo geral.
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