Bibliotecas escolares: Brasil e Portugal: diretrizes e orientações para formação/construção de bibliotecas escolares

Autores

  • Alan Freire de Lima Logos University International - UNILOGOS

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2025.216974

Palavras-chave:

bibliotecas escolares, bibliotecas de escola, gestão de bibliotecas, recursos de informação

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo é investigar os parâmetros para a elaboração e construção de bibliotecas escolares. Além disso, busca-se verificar e fazer uma análise das bibliotecas escolares do Brasil e de Portugal. Metodologia: A metodologia utilizada ao presente estudo tem um cunho quali-descritivo e exploratório, a revisão de literatura e recorreu-se também às diretrizes e normas/orientações internacionais de organizações como American Association of School Librarians, International Federation of Library Associations and Institutions, International Association of School Librarianship, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e Rede de Bibliotecas Escolares. A realidade das bibliotecas escolares no Brasil inclui a ausência das mesmas em boa parte das escolas brasileiras. Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira apontam que boa parte das escolas brasileiras não possuem bibliotecas. Resultado: Os resultados desvelam que muitas escolas brasileiras além de não possuírem bibliotecas escolares, não contratam bibliotecários formados, conforme a legislação exige que as bibliotecas dos mais variados tipos e formatos sejam administradas, organizadas, o tratamento informacional e a orientação à pesquisa ao leitor sejam realizados por profissionais com formação universitária em Biblioteconomia, e os atendentes de biblioteca exige-se o curso de técnico em biblioteconomia. Conclusão: Chegamos a conclusão de que houve um avanço em relação ao número de bibliotecas escolares, mas ainda está aquém do básico ideal, a má preparação acadêmica e a ausência seja da biblioteca escolar e/ou do bibliotecário escolar ainda é predominante em boa parte do sistema de educação básica

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Biografia do Autor

  • Alan Freire de Lima, Logos University International - UNILOGOS

    Doutor em Psicologia pela European International University, França.

    Doutor em Antropologia e Religião pela Logos University International – UNILOGOS, França.

    Analista de Informações – Biblioteconomia da Prefeitura Municipal de São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2025-06-06

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Artigos

Como Citar

Lima, A. F. de. (2025). Bibliotecas escolares: Brasil e Portugal: diretrizes e orientações para formação/construção de bibliotecas escolares. Biblioteca Escolar Em Revista, 11, e-216974. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2025.216974