Proposta de criação de uma rede social especializada com o uso da tecnologia Giphy para divulgação dos serviços das Bibliotecas da UFSC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2024.223463

Palavras-chave:

biblioteca universitária, divulgação, rede social especializada, tecnologia Giphy

Resumo

A partir de uma perspectiva de que as Humanidades Digitais surgem para dar conta de uma realidade contemporânea de tecnologia presente nas fontes tradicionais de informação (Castro; Pimenta, 2018), este artigo aponta uma problemática contemporânea a respeito do desconhecimento dos serviços de informação oferecidos pelas bibliotecas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Assim, torna-se imprescindível a ampliação do engajamento com os usuários, por meio de plataformas utilizadas para prestar serviço à informação através das mídias sociais. A tecnologia digital é utilizada sobretudo em meios de promoção de conteúdos como as redes sociais (Araújo, 2021). Nesse sentido, as bibliotecas estão buscando se modernizar e cada vez mais utilizar a tecnologia a seu favor através das mídias sociais. Este artigo aborda uma proposta à Comissão de Comunicação e Marketing da Biblioteca Universitária (BU), de concepção de uma rede social acadêmica, cujo objetivo é ampliar a divulgação dos serviços da BU/UFSC. A criação de uma rede social especializada específica para o público acadêmico se justifica principalmente pelo fato dos principais serviços ofertados pelas Bibliotecas serem voltados aos discentes da Universidade. O artigo propõe ainda o uso da tecnologia giphy no âmbito da rede social acadêmica da BU/UFSC, para divulgação dos serviços da Biblioteca. A criação dos giphys será realizada com os softwares GifMaker e Canva a partir dos materiais e vídeos já existentes nas mídias sociais da BU.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vanessa Cristiane Dornelles Vidarte, Universidade Federal de Santa Catarina

    Assistente em Administração na Biblioteca Setorial do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, SC, Brasil.

  • Shana Catiusca Dornelles Vidarte Velasco, Universidade Federal de Santa Maria

    Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande, RS, Brasil.
    Bibliotecária da Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Referências

ARAÚJO, Renata Mendes de. Sistemas de informação para a ciberdemocracia. In: PIMENTA, Ricardo; ALVES, Daniel (Org.). Humanidades digitais e o mundo lusófono. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2021.Disponível em: https://hdl.handle.net/10438/34759. Acesso em: 03 ago. 2024.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999. (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 1).

CASTRO, R. M.; PIMENTA, R. M. Novas práticas informacionais frente às humanidades digitais: a construção de acervos digitais como suporte para as humanidades digitais. Informação & Informação, Londrina, v. 23, n. 3, p. 523-543, dez. 2018. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27952. Acesso em: 03 ago. 2024.

DE SOUZA CAETANO, Ana Carolina; FERNANDES, Geni Chaves. Qual biblioteca universitária?: ações das bibliotecas universitárias mineiras e as necessidades informacionais de seus pesquisadores. Em Questão, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 51-75, 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/ejemplar/469854. Acesso em: 04 ago. 2024.

FELICIO, Joana Carla da Matta et al. Estudo de usuários da biblioteca universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC). 2021. Disponível em: https://portal.bu.ufsc.br/conheca-a-bu/comissoes-de-trabalho/comunicacao-e-marketing-da-bu/. Acesso em: 01 ago. 2024.

LEKA, Aline Regis; GRINKRAUT, Melanie Lerner. A utilização das redes sociais na educação superior. Revista Primus Vitam, v. 7, n. 2, 2014. Disponível em: delphos-gp.com/primus_vitam/primus_7/aline.pdf. Acesso em: 04 ago. 2024.

LORENZO, E. W. C. M. A utilização das redes sociais na Educação: importância, recursos, aplicabilidade, dificuldades. São Paulo: Clube de Autores, 2011.

LUPINACCI, Ludmila. Uma imagem (em movimento) vale mais do que mil palavras: GIF animado como recurso expressivo. Revista Communicare, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 124-139, 2016.

PALETTA, F. C. Ciência da informação e humanidades digitais: uma reflexão. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 19., 2018. Londrina. Anais [...]. Londrina: ANCIB, 2018. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/103662. Acesso em: 05 ago. 2024.

RIBEIRO, R. M. A tecnologia da informação e comunicação (TIC): fator condicionante da inovaçao em bibliotecas universitárias. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 10, n. 1, p. 41–48, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1909. Acesso em: 03 ago. 2024.

SIMON, R. M.; DE SOUZA, M. V. Redes sociais e Moocs: análise de mídias para uma educação em rede. Em Rede: Revista de Educação a Distância, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 140-154, 2015. Disponível em: www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/38/46. Acesso em: 03 ago. 2024.

SOUZA, Joana Dourado França de; COUTO, Edvaldo Souza. Felicidade em gif: pedagogias dos minivídeos em loop no Instagram stories. ETD: Educação Temática Digital, Campinas, v. 22, n. 4, p. 931-947, out. 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8655338. Acesso em: 01 ago. 2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca universitária. Comissão Permanente de Comunicação e Marketing da BU. Florianópolis, 2021. Disponível em: https://portal.bu.ufsc.br/conheca-a-bu/comissoes-de-trabalho/comunicacao-e-marketing-da-bu/. Acesso em: 06 ago. 2024.

VASCONCELLOS, Renato Resende. A biblioteca de Sísifo: representações imagéticas em rede a partir da plataforma Giphy. In: HIGUCHI, Suemi; RIBEIRO, Cláudio José Silva. Caderno de resumos do I Congresso Internacional em Humanidades Digitais no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FGV, 2018. Disponível em: https://hdl.handle.net/10438/28092. Acesso em: 03 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2024-10-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vidarte, V. C. D., & Velasco, S. C. D. V. . (2024). Proposta de criação de uma rede social especializada com o uso da tecnologia Giphy para divulgação dos serviços das Bibliotecas da UFSC. Biblioteca Escolar Em Revista, 10, e-223463. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2024.223463