Bibliotecas públicas e escolares: similaridades, enganos e possibilidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2024.225906

Palavras-chave:

biblioteca pública, biblioteca escolar, ética profissional, inclusão social, Agenda 2030

Resumo

Apresenta uma reflexão sobre bibliotecas públicas e escolares enquanto instituições voltadas ao livre acesso, portando-se como espaços democráticos, as quais suas funções devem estar em consonância com a implementação de ações efetivas à luz dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) presentes na Agenda 2030. Destaca que a redução das desigualdades, principalmente sociais e econômicas, estão atreladas a marcadores presentes nos 17 ODS, prezando pelo atingimento de uma das principais metas: o respeito a diversidade. A transversalidade deste tema aponta para o objetivo desta comunicação: trazer à reflexão a questão da ética do sujeito bibliotecário em sua prática profissional, considerando, sobretudo, questões relativas à organização da informação no contexto da organização do conhecimento. Essa perspectiva de posicionamento enfatiza o papel da biblioteca pública, bem como da biblioteca escolar nos processos e dinâmicas de formação cidadã dos sues frequentadores. Trata-se de uma pesquisa social, de cunho teórico, exploratória e descritiva. Utiliza como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica com delineamento qualitativo. Traz como considerações finais aspectos éticos relativos a representação do conhecimento considerando o contexto dessas instituições frente ao fomento do caráter democrático que deve ser almejado a partir do desenvolvimento de ações efetivas. No mais, esta comunicação contribui para a aproximação do público que se identifica com os serviços e acervos disponibilizados colocando em pauta o direito à informação, a diversidade e as possibilidades.

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Biografia do Autor

  • Guilherme Fani Oliveira Machado da Costa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil;

    Bibliotecário na Secretaria Municipal de Educação de Niterói, Niterói, RJ, Brasil.

  • Renata Oliveira da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Mestra em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil;

    Professora na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

  • Daniele Achilles, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Doutora em Ciência da Informação pela Universidad de Antioquia, Colômbia.

    Professora do Departamento de Estudos e Processos biblioteconômicos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2024-10-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Costa, G. F. O. M. da, Silva, R. O. da ., & Achilles, D. (2024). Bibliotecas públicas e escolares: similaridades, enganos e possibilidades. Biblioteca Escolar Em Revista, 10, e-225906. https://doi.org/10.11606/issn.2238-5894.berev.2024.225906