Sobre a Revista
Foco e Escopo
O Boletim do Instituto Oceanográfico destinou-se a publicar trabalhos originais e de real valor científico, voltados à oceanografia e tecnologia dos produtos do mar e de outras ciências correlatas.
Periodicidade
Semestral
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Fontes de indexação
- All Russian Institute of Scientific and Technical Information
- ASFA (Aquatic Sciences & Fisheries Abstracts)
- Biological Abstracts
- Cambridge Scientific Abstracts
- Centro de Informacion Cientifica y Humanistica
- Library Acquistions Chemical Abstracts Service
- Wordl Data Center A - Oceanography
- Zoological Record
Propriedade intelectual
- Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Patrocinadores
A publicação recebe financiamento de:
- Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo
Histórico do periódico
A primeira publicação do Instituto Oceanográfico, em 1950, o Boletim do Instituto Paulista de Oceanografia, já se destacava como difusor das pesquisas originais do campo da Oceanografia. Publicado de 1950 a 1951, a partir de 1952 denominou-se Boletim do Instituto Oceanográfico até 1996.
Tornou-se Revista Brasileira de Oceanografia, de 1996 a 2003, visando ampliar a divulgação da Oceanografia brasileira e finalmente em 2004, Brazilian Journal of Oceanograph para divulgação internacional.